Com o objetivo de receber doações de alimentos para famílias em vulnerabilidade social, o núcleo juiz-forano da organização não-governamental (ONG) Engenheiros sem Fronteiras (ESF) desencadeou a campanha “Páscoa Solidária”, em parceria com o Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Ambiental e Sanitária (GET-ESA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),

A campanha contribui com o Projeto Ser Luz, que trabalha com cerca de 50 famílias em situação de vulnerabilidade social no Bairro Vila Esperança II. Os responsáveis pelo projeto realizarão a distribuição e a entrega dos alimentos. A diretora geral do ESF-JF, Fernanda Camargo, pontua que caso a campanha consiga contemplar as 50 famílias cadastradas, as arrecadações se estenderão a outras instituições sociais que já são assistidas pelo Projeto Ser Luz.

Para Fernanda Camargo, a iniciativa é de extrema importância neste momento, pois a situação pandêmica do Covid-19 é grave no município. “Estamos vivendo um momento muito delicado. Os impactos da pandemia nas comunidades são cada vez mais graves, e o aumento do número de desemprego nas famílias em situação de vulnerabilidade social aumenta a cada dia. Muitas já estão sem uma renda fixa para se sustentarem e sem perspectiva de melhora.”

A campanha de alimentos “Páscoa Solidária” surgiu como uma ideia do Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Ambiental e Sanitária para que, em parceria com a ONG, pudesse apoiar o Projeto Ser Luz, em um momento em que a união e a solidariedade são mais do que necessárias. 

“A ESF-JF já trabalha levando projetos de engenharia e arquitetura para as comunidades, mas agora temos focado um pouco mais em arrecadações, na esperança de ajudar de alguma forma aqueles que dependem quase que totalmente dessas doações. Por trás dessa ação temos uma equipe que tem coordenado toda a campanha. Estamos trabalhando há um mês para que consigamos ter o apoio da população. A realidade não está fácil, é muito duro ver o quão crítica a situação tem se tornado, mas saber que podemos contar com uma rede de pessoas que acreditam na causa, me faz acreditar que juntos podemos fazer a diferença e levar mais esperança para as comunidades”, ressalta Fernanda.

Como ajudar

As doações, que podem ser de qualquer quantia, devem ser feitas por meio do PIX ESF-JF: Chave CNPJ – 28.718.006/0001-18 e da  vaquinha virtual no site abaca$hi. A campanha será encerrada no próximo domingo, dia 28.

Engenheiros Sem Fronteiras

A ONG Engenheiros Sem Fronteiras utiliza conhecimentos de engenharia e arquitetura para melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, estando presente em 65 países e mais de 70 cidades brasileiras. O núcleo de Juiz de Fora foi fundado em 2015. Desde então, estudantes e graduados em engenharia e arquitetura já desenvolveram e executaram mais de 105 projetos de forma totalmente voluntária. O núcleo já fez reformas em escolas, projetos de usucapião, captação de água da chuva, reformas elétricas, implementação de planos de gestão, ações para promover a educação e a sustentabilidade, além de diversas ações sociais e campanhas de arrecadação.

GET da Engenharia Ambiental e Sanitária

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é provido do Grupo de Educação Tutorial, GET/ESA, e tem objetivo de desenvolver atividades extracurriculares que permeiam os três pilares do conhecimento adotados pela Universidade: ensino, pesquisa e extensão. O grupo é regido pela orientação da professora e tutora, Maria Helena Rodrigues Gomes. As atividades desenvolvidas pelo grupo permitem um olhar diferenciado sobre os mais diversos assuntos, além de aprimorar os conhecimentos científicos acumulados em sala de aula.

Outras informações: Páscoa Solidária – Campanha de Arrecadação de Alimentos em prol do Projeto Ser Luz