Uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (Snaic), do Ministério do Turismo (MTur), visa estimular o turismo cívico no país, a partir da valorização de símbolos nacionais e personalidades referências na constituição histórico-cultural do Brasil. A iniciativa se propõe a desenvolver pesquisas destinadas à criação de um acervo digital para a apresentação de traços característicos da identidade brasileira.

O projeto “Levantamento, estudo e planejamento de acervo digital para o desenvolvimento do turismo cívico brasileiro”, inclui uma pesquisa profunda sobre os aspectos histórico-culturais, símbolos e personalidades passíveis de reconhecimento e visa torná-los atrativos turísticos nos centros de visitação. “A nossa cooperação técnica com o MTur contempla a realização de pesquisas, análises, composição e planejamento de um acervo digital, composto basicamente por informações, imagens, áudios, vídeos e outros de domínio público ou de uso cedido”, esclarece a responsável pela iniciativa na UFJF, a professora do curso de Turismo, Mariana Pereira Chaves Pimentel.  

Além disso, ressalta que o objetivo geral deste plano de trabalho é a formação de um acervo referentes a símbolos nacionais e personalidades regionais e nacionais das cinco regiões brasileiras, de referência na constituição histórico-cultural do Brasil, para a posterior concessão do uso dele para parceiros privados.

O trabalho está estruturado em cinco metas e 12  etapas. A primeira meta, composta das etapas 1 e 2, já foi cumprida e visava o levantamento bibliográfico e documental de aspectos histórico-culturais de interesse turístico acerca de símbolos nacionais. “A partir de agora, inicia-se a segunda meta, que se refere à pesquisa acerca da história econômica, política e cultural de cada um dos estados e das cinco regiões brasileiras.”

Símbolos nacionais

A iniciativa busca ampliar a percepção em relação à importância dos símbolos nacionais, como, por exemplo, bandeira, brasão, hino, selo e de nomes representativos do país em áreas como arte, ciência, política, esporte e cultura. De acordo com o site do Ministério do Turismo, o acervo será concedido a investidores privados para exposição em centros de visitação, devendo haver, inicialmente, pelo menos uma unidade em cada macrorregião brasileira.

Segundo Mariana, o principal benefício que o projeto apresenta para a comunidade é o conhecimento e o reconhecimento do cidadão como parte da história do país e do povo brasileiro. “O turismo cívico é capaz de promover a conscientização, o sentimento de pertencimento e o engajamento social, político ou cultural nos visitantes.”

Turismo cívico

Segundo o portal do MTur, o secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza, aponta que a atividade tende a ampliar o sentimento patriota e estimular o turismo doméstico. “O projeto busca despertar esse sentimento, com reflexos positivos na procura por atrativos que já retratam nossos símbolos e personalidades. O projeto vai jogar luz sobre a rica história do país, ainda desconhecida por muitos brasileiros, além de atrair investimentos privados e diversificar a oferta turística nacional.”

Mariana explica que o turismo cívico é um segmento do turismo cultural, e por isso pretende valorizar e promover os bens materiais e imateriais da cultura brasileira. Além disso, é motivado pelo interesse em monumentos, fatos, eventos ou personalidades que representem a situação presente ou a memória de um povo ou de um território. “Esse segmento turístico, já desenvolvido em outros países, é um importante motivador de visitação turística de residentes e estrangeiros, no Brasil, a exceção é o Distrito Federal, onde o turismo cívico movimenta 20 mil visitantes por ano.”

O turismo cívico ainda é pouco desenvolvido no país, por isso, Mariana afirma que há um enorme potencial de espaços públicos, eventos, monumentos, edificações, símbolos e personalidades brasileiras, representativos da história econômica, política, social, cultural, esportiva, científica e artística brasileira, “capaz de motivar viagens de brasileiros e estrangeiros interessados na formação da nação e do Estado brasileiro”, finaliza a professora.

Projeto

O “Levantamento, estudo e planejamento de acervo digital para o desenvolvimento do turismo cívico brasileiro” é composto por uma equipe multidisciplinar, formada por professores dos Departamentos de Turismo, História e Comunicação, além de uma técnico-administrativo em educação (TAE) – Museóloga – e bolsistas de graduação e pós-graduação em Turismo, Artes e Design, História e Comunicação.

Além disso, o projeto está com edital aberto para bolsistas do curso de História. Confira o edital

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF