Desde o início da pandemia pelo novo coronavírus, em 2020, o projeto Solidariedade em Ação tem apostado na união de esforços para combater a doença junto a populações carentes de Governador Valadares e região. A iniciativa conta com professores, técnico-administrativos em educação e estudantes do campus GV da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), além da comunidade local. Com as ações desenvolvidas, já foram doadas seis mil máscaras de tecido para instituições filantrópicas da cidade. O desafio agora é recrutar voluntários para logística e corte de tecidos que serão transformados em outras oito mil unidades de máscaras de proteção contra a Covid-19.

Campanha para recrutar voluntários acontece no instagram do projeto. (Foto: reprodução)

Segundo a professora do curso de Ciências Contábeis e organizadora da ação, Schirley Policário, a iniciativa foi possível com o repasse de recursos pelo Ministério Público, que “vai custear o material e a mão de obra da costureira, mas falta mão de obra para o corte do tecido”. Os voluntários vão receber o tecido e o molde para o corte; na sequência, os materiais serão manuseados pelas profissionais e transformados em máscaras de tecido. As doações serão destinadas a comunidades e instituições em situação de vulnerabilidade social e econômica.

“Essa ação é um pouco do que a Universidade pode fazer para amenizar um pouco a situação da pandemia. Sabemos que o quantitativo ainda é pouco, mas pretendemos continuar trabalhando para distribuir mais máscaras”, explicou.

Associação Santa Luzia foi uma das beneficiadas com a doação de máscaras em 2020. (Foto: divulgação)

Com a rede de solidariedade do projeto, já foram beneficiadas instituições como a Associação Santa Luzia e a Casa de Recuperação Dona Zulmira; a ação também destinou máscaras para a população Krenak do Vale do Rio Doce. O trabalho da equipe vai desde a captação de doações para o custeio da produção das máscaras, a mobilização de novos voluntários, até a confecção e entrega do material produzido.

Voluntários para colaborar com o corte dos tecidos e a logística da ação podem entrar em contato através do Instagram do projeto.