Lives de cunho técnico e cultural serão transmitidas pelo canal do grupo no Youtube (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Engenharia Elétrica (PET Elétrica) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comemora seus 30 anos de existência em 2021. Para celebrar a data, será promovida uma série de eventos, de maio a dezembro. As iniciativas, de cunho técnico e cultural, serão produzidas em forma de lives e transmitidas no canal do PET Elétrica, no YouTube

As lives pretendem discutir áreas que englobam as cinco habilitações da Engenharia Elétrica e temas pertinentes à sociedade, como racismo, diversidade e saúde mental. Para participar, é necessário apenas acessar o canal do PET no YouTube, na data e hora marcada. Já para aqueles que desejarem obter um certificado de participação nos eventos, será preciso se inscrever no formulário eletrônico, que será divulgado previamente pelo programa.

30 anos
O Programa de Educação Tutorial é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação e busca propiciar aos estudantes, sob orientação de um professor tutor, oportunidades de realização de atividades extra-curriculares que favoreçam sua formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional, como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

As atividades extra-curriculares que compõem o PET têm como objetivo garantir a formação global do aluno, procurando atender mais plenamente as necessidades do próprio curso de graduação, além de ampliar e aprofundar os objetivos e conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. O PET, portanto, não se resume em proporcionar ao bolsista apenas uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, assim como não se isenta da responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.

Criado em 1991 pelo então professor Francisco José Gomes, o PET Elétrica trabalha em projetos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvendo futuros engenheiros e cidadãos que possam transformar a sociedade. “O PET não é só um Programa que vai te formar como um futuro profissional capacitado para resolver problemas; ele também te formará como cidadão, que será capaz de transformar e impactar a sociedade. Participar desse programa é uma experiência única na vida do aluno”, afirma o coordenador do grupo, professor Danilo Pereira Pinto.

O Programa conta atualmente com 24 projetos e 27 participantes ativos, sendo um tutor, 12 bolsistas e 14 voluntários.

PET Elétrica – UFJF