Em ordem, da esquerda para a direita: Orientadora Herica Silva Dutra, professora Anabela de Sousa Salgueiro-Oliveira, professor Fábio da Costa Carbogim, mestre Fernando Cordeiro Ribeiro, professora Luciene Muniz Braga e professora Paula Krempser (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avalia a ocorrência de trauma vascular entre mulheres que passam por cirurgias ginecológicas, como cesárea e videocirurgia. O estudo foi realizado pelo enfermeiro Fernando Cordeiro Ribeiro no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Na pesquisa, foram feitas entrevistas com 189 participantes e registros fotográficos para acompanhamento dos casos e apoio ao prontuário médico.

Fernando explica que a dissertação analisa problemas encontrados no procedimento de  tratamento e administração de medicamentos através da veia e observa as manifestações de complicações locais. Segundo o enfermeiro, a adoção de estratégias de prevenção de trauma vascular presentes na literatura contribui para a diminuição de ocorrências. Além disso, ele acredita que o tema estudado chama atenção para a enfermagem sob o ponto de vista de contribuir para a revisão de protocolos, capacitação de equipes e inclusão de tecnologias de visualização da rede venosa. 

Neste contexto, Fernando ressalta que, para as pacientes, a identificação da prevalência de trauma vascular periférico “poderá subsidiar o treinamento de profissionais que puncionam veias, impactando as condições de segurança das pessoas em um momento em que se encontram vulneráveis devido à alteração da perceptividade e/ou reatividade.” Já no caso dos profissionais de saúde, o enfermeiro sublinha que o estudo “permite a reflexão de como esse procedimento está sendo realizado por eles e a necessidade de implementação de mudanças para melhoria nos resultados”. 

A professora orientadora, Herica Silva Dutra, reafirma a importância da pesquisa uma vez que trata de um tema pouco explorado. Segundo Herica, a dissertação identifica situações e práticas que podem ser reavaliadas e modificadas no cotidiano assistencial para reduzir o trauma vascular. “Apesar de o estudo ter sido realizado em um hospital, o diagnóstico situacional identificado pode ser comum a outros serviços, o que pode contribuir para que outras instituições também percebam a necessidade de mudanças visando melhoria na qualidade da assistência”. 

Contatos:
Fernando Cordeiro Ribeiro – (Mestre):
fernandoenfer@gmail.com

Herica Silva Dutra – (Orientadora):
herica.dutra@ufjf.br 

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Herica Silva Dutra – Orientadora (UFJF)
Profa. Dra. Anabela de Sousa Salgueiro-Oliveira – (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra de Portugal)
Prof. Dr. Fábio da Costa Carbogim – (UFJF)
Profa. Dra. Luciene Muniz Braga – (UFV)
Profa. Dra. Paula Krempser – (UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3911- Programa de Pós-Graduação em Enfermagem