Os membros do Conselho Gestor do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) se reuniram na última quinta-feira, 18, para a 36ª reunião ordinária do órgão. Um dos assuntos abordados foi a homologação do resultado da consulta pública realizada para a escolha dos nomes que irão dirigir a instituição nos próximos quatro anos.

O encontro remoto teve início com a apresentação dos informes gerais. Peterson Andrade, diretor-geral da UFJF-GV, apresentou indicadores relacionados ao quantitativo de servidores do Campus GV, parcerias institucionais, dados administrativos e acadêmicos. Além disso, foram apresentados números de ações junto a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e o contexto institucional, local e nacional durante os anos de 2015 e 2021, período em que esteve a frente da direção do campus. Todos os dados constam no ofício/SEI nº 65/2021/CAMPUSGV-DIRETORIA. “Estes indicadores e ações resumem a complexidade de gerirmos um campus, sem uma estrutura própria e distante da sede, mas não expressam a vontade por um maior êxito nos seus resultados”, ressaltou Andrade.

Na sequência foram colocadas em votação e aprovadas as atas da 34ª e 35ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor, realizadas nos dias 22 de janeiro e 04 de março, respectivamente. Em seguida, o Conselho aprovou os nomes de Olímpia Aparecida de Assis , representante da OAB Governador Valadares; e Maria das Mercês Meira de Alvarenga, representante dos Clubes de Serviços da Cidade, para compor a Comissão Setorial Própria de Avaliação. As indicações foram feitas pelo Conselho Municipal de Educação.

Dando continuidade à reunião, o Conselho Gestor homologou o resultado da consulta pública para a escolha dos nomes que irão dirigir o campus entre 2021 a 2025. Formada pelos professores Ângelo Márcio Leite Denadai e Alex Sander de Moura, a chapa “União & Ação” foi aprovada por 85,67% dos eleitores votantes. A homologação pelo Conselho Gestor se deu após apresentação do ofício/SEI nº 34/2021/CAMPUSGV-SEC-ICV realizada pelo professor Ângelo, em que solicitou a inclusão de quatro pontos de pauta. Todos as propostas e solicitações foram aprovadas. Ficou definida ainda a composição de comissão de transição formada por gestores e coordenadores da atual gestão e por aqueles que irão assumir os respectivos cargos.

“Gostaria de agradecer e parabenizar aos membros da atual gestão pelo esforço durante os últimos anos para o crescimento no nosso campus. Quero agradecer também aos participantes do processo eleitoral. A “União & Ação” é profundamente grata a todos e todas que participaram. Contamos com o apoio da comunidade da UFJF-GV, pois os desafios são diversos. Faremos todos os esforços possíveis para adiantar os processos administrativos e de infraestrutura”, destacou o professor Ângelo Denadai.

No encerramento da reunião, o diretor-geral Peterson Andrade parabenizou a chapa eleita e fez um discurso de agradecimento à comunidade acadêmica. “Não vou me despedir, quando enquanto docente do departamento de Fisioterapia e servidor público federal, tenho missões a cumprir pela formação de mais pessoas com base na ciência e busca permanente pelo desenvolvimento e equidade institucional. Vou apenas agradecer pelo engajamento de toda equipe e lideranças locais nestes cinco anos e dez meses que estive à frente da direção-geral. Desejo que os esforços não se percam”.

Após a reunião, em entrevista ao nosso portal, Peterson destacou a importância de defender sempre a UFJF-GV e as universidades federais. “Onde estará o conhecimento e profissionais qualificados sem as universidades federais? Onde se formarão mestres e doutores para o desenvolvimento científico? Para onde fugir, quando a ignorância nos sufoca? Para onde correr, quando procuro saber? Com quem vou lutar, quando as fake news chegarem? Campus GV, UFJF, uma história de mais conquistas se desenha, pois esta trajetória de uma universidade pública e de excelência em Governador Valadares, apenas começou”.

Citando Fernando Pessoa, finalizou:

“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for.
O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem
qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?”