Estão abertas as inscrições para o curso de extensão em Linguagens e Direitos Humanos: práticas decoloniais na sala de aula. A iniciativa, voltada para professores de todas as áreas da educação básica, faz parte do projeto de pesquisa “Letramentos e Direitos Humanos”, do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo formulário eletrônico até 31 de março.

O curso, que também compõe o Programa de Extensão Núcleo Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino (Fale), acontece de forma remota, por meio das plataformas Google Sala de Aula e Google Meet. A formação tem início em 14 de abril e será finalizada em 16 de junho.

É fundamental que os docentes interessados tenham disponibilidade para participar dos dez encontros síncronos, que acontecerão às quarta-feiras, das 18h às 20h. Além disso, serão disponibilizadas 20 horas de atividades assíncrona, totalizando 40 horas.

A iniciativa, que será coordenada pelo professor da Faculdade de Educação (Faced)  e coordenador dos Programas de Pós-graduação em Linguística e em Educação, Alexandre Cadilhe, contará com metodologias ativas e orientações em grupos. Serão abordados temas como letramentos, educação em direitos humanos e crítica decolonial, que considera as relações entre raça, gênero e classe, voltados para as práticas de leitura e produção de texto na escola.

O coordenador do curso de extensão conta que o projeto, que partiu de uma demanda apontada pela rede municipal de ensino, é pensado especialmente para o trabalho em salas de aula multiculturais, que exigem dos professores uma compreensão mais apurada de como trabalhar essa diversidade.

“Temos como objetivo estabelecer um espaço de aprimoramento de professores e professoras da educação básica em relação à temática da educação em direitos humanos. A  ideia é que o curso estabeleça um diálogo entre teorias e práticas. Por isso, estamos  admitindo somente professores da educação básica que estejam em sala no momento”, explica Alexandre.

Serão ofertadas 18 vagas para professores da educação básica, do sexto ao nono ano do ensino fundamental ou ensino médio, sendo dez reservadas para  professoras da rede municipal de Juiz de Fora. Caso não haja vagas para todos os interessados, haverá seleção de acordo com os seguintes critérios: a ordem de inscrição; paridade racial e de gênero; reserva de vagas para a rede municipal de Juiz de Fora e as respostas dos dois últimos itens do formulário de inscrição. Serão divulgadas no início de abril a lista de inscritos e a lista de espera.

O curso será ministrado de forma colaborativa pelo professor Alexandre Cadilhe e pelos doutorandos do programa de Pós-graduação em Linguística, Bárbara Delgado, Flávia Ferreira e Pedro Castro.

Formulário de inscrição.

Outras informações: linguagens.e.dh@gmail.com