FrameNet Brasil é selecionado pela terceira vez consecutiva para o Google Summer of Code (Fonte: GSoC)

Pelo terceiro ano seguido, o laboratório FrameNet Brasil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é selecionado como organização mentora do Google Summer of Code (GSoC), programa mundial da gigante de tecnologia que oferece bolsas de estudo a alunos empenhados em iniciativas relacionadas a softwares de código aberto. “Nosso conjunto de mentores envolve, não só docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF, mas também colaboradores de outras instituições no exterior”, conta o pesquisador e coordenador do FrameNet Brasil, Tiago Torrent.

Criado há 16 anos, o GSoC já recebeu mais de 16 mil estudantes originários de vários países (ao todo, 111), mobilizando 715 grupos que trabalham com softwares de código aberto. Na edição deste ano, que conta com 198 organizações mentoras, Torrent revela que a mentoria conduzida pelo FrameNet será compartilhada com pesquisadores parceiros do Red Hen Lab, vinculado à norte-americana Case Western Reserve University (CWRU). Serão dois representantes de cada instituição: Tiago Torrent e Frederico Belcavello, da UFJF, e Mark Turner e Francis Steen, da CWRU. 

Como funciona e como participar
Na primeira fase, os estudantes entram em contato com as organizações mentoras, apresentando um projeto inicial. Uma vez aceitos pelas organizações para o programa de bolsas, os participantes recebem orientação dos pesquisadores para desenvolver e aperfeiçoar os projetos. Encerrado o prazo de mentoria, os estudantes submetem os trabalhos para o próprio Google e, logo em seguida, os pesquisadores mentores enviam avaliações sobre o decorrer do processo. Ao final, após seleção dos enviados, o Google anuncia os projetos escolhidos. As parcelas da bolsa são pagas à medida que as etapas e as avaliações dos trabalhos são submetidas.

No site oficial do GSoC, está disponível a timeline completa do programa. Segundo Torrent, os estudantes que desejam ser orientados pela equipe da FrameNet Brasil devem entrar em contato por e-mail. O prazo para a fase inicial, de envio do projeto para as organizações, acontece entre 25 de março e 9 de abril.

Torrent também adianta que, para este ano, o grupo está apresentando três ideias para os participantes. A primeira, segundo ele, é uma parceria entre FrameNet Brasil e o professor Collin Baker, líder da Berkeley FrameNet, e visa “melhorar as funcionalidades de visualização e compatibilidade de dados da FrameNet”. Já a segunda, “é uma ideia de aplicação de inteligência artificial, com o método human in the loop, que é quando você usa um algoritmo de inteligência artificial e pede para o humano fazer uma tarefa simples, no meio do processo, para melhorar o desempenho dessa inteligência artificial”, e através disso, “adensar a base de dados da FrameNet de modo a torná-la uma representação semântica mais robusta”. Por fim, a última proposta é a que está sendo desenvolvida em parceria com o Red Hen Lab, que consiste em “tentar detectar, usando algoritmos de visão computacional, padrões de construção de significados que aliam língua e gestos realizados juntamente com a fala”. 

O Laboratório FrameNet Brasil
A FrameNet Brasil é ligada à iniciativa Global FrameNet, que tem como objetivo a criação e desenvolvimento de programas computacionais direcionados à compreensão linguística. O braço brasileiro, sediado na UFJF, foi criado no ano de 2008 através do projeto de pesquisa da professora Margarida Salomão e em 2010 se tornou, de fato, um laboratório. 

Segundo Tiago Torrent, “o foco da FrameNet Brasil é aliar a formação de recursos humanos para pesquisa e inovação tanto na graduação, quanto na pós-graduação, ao desenvolvimento de aplicações computacionais em compreensão de língua natural”. Ele reforça que o constante intercâmbio de informações entre as plataformas FrameNet criam “um ecossistema de inovação, nesse laboratório, permitindo que o trabalho desenvolvido gere aplicações práticas em um período de tempo mais curto”. 

Outras informações:
FrameNet Brasil
Google Summer of Code (GSoC)