Programação reúne pesquisadores de variadas temáticas

Programação reúne pesquisadores de variadas temáticas

Organizado pela Licenciatura em Artes Visuais do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF), o evento on-line “Arte/Educação, Poéticas e Temas Transversais” debate os temas jogos, arte, ludicidade e a importância da ideia de jogo na formação artística. O webnário amplia a discussão da atividade artística como forma de resistência e crítica social e aborda a decolonialidade na arte e na linguagem.

O evento acontece de forma remota, transmitido através do canal do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Poéticas de Representatividade no Youtube, nos dias 17 e 18 de março, a partir das 19h. Serão emitidos certificados de participação, com lista de presença a cada mesa de debate.

A conferência, composta por três mesas, dá início a uma série de atividades regulares que serão realizadas virtualmente, toda última quinta-feira do mês, e irão incluir palestras, exposições, minicursos e debates, com membros internos e externos à universidade. O objetivo é propor enfrentamentos no contexto da pandemia e ampliar os diálogos entre o espaço acadêmico da universidade na área de artes junto à comunidade externa.

O evento será apresentado pelo diretor do Instituto de Artes e Design da UFJF, Fabrício Teixeira Carvalho, pela coordenadora e pela vice-coordenadora de Licenciatura em Artes Visuais da UFJF, Vanessa Raquel Lambert de Souza e Letícia Perani Soares.

“Diante de um cenário catastrófico de quase 300 mil mortos até o momento pela pandemia de Covid-19, o que gerou uma série de mudanças nas formas de convivência e sobrevivência, pensar a arte como um espaço para reflexão, crítica, forma de resistência e enfrentamento, é totalmente necessário”, pontua Vanessa.

Programação

A abertura do evento acontece às 19h do dia 17, seguida pela primeira mesa, com o tema “Jogos na Arte”. O pesquisador e integrante do coletivo Zebra5, Auber Bettinelli, e a pesquisadora e professora de Artes Visuais do IAD/UFJF, Letícia Perani, ministram a primeira palestra da conferência. A atividade será mediada pela também pesquisadora e professora da graduação de Licenciatura em Artes Visuais, Eliane Bettocci, e pela especialista em artes visuais e supervisora no projeto Artes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Flávia Paiva.

No dia 18, às 15h, a segunda mesa, “Poéticas de Resistência”, conta com a participação de Stênio Soares, professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), docente no Mestrado Profissional em Artes e do Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA. A doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Jaqueline Lima Santos, também debate o tema. Vanessa Raquel Lambert será a mediadora da mesa.

Encerrando a programação, às 19h, a educadora, pesquisadora, poeta e assessora do programa de mediação da Fundação Bienal-SP, Janaína Machado, e Vanessa Raquel Lambert, debatem o tema “Arte e Decolonialidade”. A mesa será mediada por Annelise Nani Fonseca, artista visual, psicóloga, pesquisadora e professora de Licenciatura em Artes Visuais.

Além dos mediadores já citados das respectivas mesas, os bolsistas do Pibid Artes da UFJF também atuam na mediação dos debates.

Outras informações:
Licenciatura em Artes Visuais – UFJF
Grupo de Pesquisa NEA ONNIM: Arte, educação e poéticas de representatividade