O Laboratório Solar Fotovoltaico (Labsolar) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para 60 vagas para a realização do curso Dimensionamento e Análise de Viabilidade Econômica de Sistemas de Microgeração Solar Fotovoltaica. Dentre o total de oportunidades ofertadas, 30% serão exclusivamente preenchidas por candidatas do sexo feminino. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de março por meio de formulário eletrônico.

Confira o edital.

O curso tem início e término previstos para o intervalo compreendido entre os dias 5 de abril e 11 de junho de 2021. Além disso, será composto por por oito módulos distintos, cujos conteúdos buscam contemplar diferentes atividades desenvolvidas pelos profissionais que atuam no setor, como consta no edital. 

Para se inscrever os candidatos precisam seguir alguns requisitos, entre eles, possuir disponibilidade de três a cinco horas semanais, incluindo um horário noturno nas terças-feiras para participação das aulas; ter concluído o ensino médio; é desejável que possua conhecimentos básicos em informática, como noções de editor de textos e planilhas; possuir conhecimentos básicos em eletricidade; e ter e-mail do Gmail, para que as aulas possam ser disponibilizadas via plataforma Google.

A formação será oferecida no regime de ensino remoto, tendo carga horária total entre 20 e 30 horas, incluindo videoaulas, questionários on-line para revisão do conteúdo, fórum de dúvidas e trabalho final, que consiste em projetar e analisar a viabilidade econômica de um sistema de microgeração solar fotovoltaica.

O curso visa a atender, preferencialmente, a pessoas em situação de vulnerabilidade financeira e que não estejam matriculadas em cursos técnicos, graduação ou pós-graduação. O público alvo do curso são profissionais que possuem formação e/ou experiência na área da eletricidade.

A lista final, contendo todos os alunos selecionados para o curso, será divulgada no dia 5 de abril no site do Laboratório Solar Fotovoltaico.

Vagas para mulheres

Do total de vagas ofertadas, 18 serão exclusivamente preenchidas por candidatas do sexo feminino, sendo que elas concorrerão concomitantemente às vagas reservadas às destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no edital de seleção.

Em caso de desistência de candidatas do sexo feminino aprovadas em vaga reservada, será preenchida pela inscrita posteriormente classificada. Caso todas as vagas oferecidas para as mulheres não sejam preenchidas, depois de convocadas todas as excedentes, elas serão completadas pelos inscritos do sexo masculino.

Outras informações: Laboratório Solar Fotovoltaico (Labsolar)

e-mail: microgeracaosolar@engenharia.ufjf.br 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF