Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PPGCIR), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), destaca o discurso da Igreja Católica em Juiz de Fora entre os anos de 1926 e 1928, a partir dos artigos publicados no jornal católico O Lampadário. Além disso, o estudo da jornalista Rosiléa Archanjo considera o cenário de uma cidade em ascensão industrial e cultural. O impresso era o órgão oficial de imprensa católica do município mineiro em seu primeiro bispado.   

De acordo com a jornalista, a dissertação foi composta por análise bibliográfica, com poucas entrevistas, tendo em vista o acesso limitado a alguns locais de pesquisa, em decorrência da pandemia. “Apontamos a preferência por alguns discursos em detrimento de outros nas publicações do jornal, demonstrando os objetivos da Boa Imprensa, a partir da concepção da utilização do periódico na Diocese de Juiz de Fora”, explica Rosiléa.

 O estudo busca compreender, ainda, o jornal como principal veículo da imprensa católica para a disseminação da doutrina dessa religião no início do século XX. Rosiléa também expõe os principais temas abordados no impresso a partir de seus critérios de publicação ao seu público-alvo, bem como descreve especificamente o corpus do meio. Segundo ela, ocupando o maior espaço no periódico, foi possível verificar o papel da Igreja como coadjuvante na formação moral da sociedade. A pesquisadora destaca que o enquadramento do comportamento feminino ganha relevo de forma marcante, especialmente nos assuntos relacionados à moral e à sociedade. “Isso porque, mesmo em artigos relacionados à proibição de danças, de filmes do cinema, e da leitura de romances, podemos presumir um impedimento ao sexo feminino, ainda que indiretamente, a realizar tais ações”, indica.

Para ela, a pesquisa é apenas um apontamento para estudos futuros sobre a Igreja Católica no município e sua relação com a imprensa. “Acredito que o simples fato de levar o conhecimento, não apenas à comunidade acadêmica, bem como para os interessados na leitura sobre a Igreja Católica na cidade, tenha sido um objetivo atingido pela pesquisa.” 

Para o professor orientador, Rodrigo Portella, a dissertação é importante para a sociedade juiz-forana e para a Igreja Católica local à medida em que resgata e interpreta uma parte de sua história, ou seja, a rememoração da comunicação jornalística da Igreja no início do século; quais assuntos fazia circular; como tais temas impactavam a sociedade da época; como a Igreja se posicionava a respeito de tais assuntos. “Enfim, oferece um retrato da sociedade e da Igreja da época, possibilitando que os residentes em Juiz de Fora e região possam resgatar um pouco de sua memória histórica, particularmente em relação aos assuntos modernidade, religiões não católicas, costumes e visão da Igreja.” 

Contatos:
Rodrigo Portella – Orientador (UFJF)
portellarodrigo1969@gmail.com

Rosiléa Archanjo – Mestranda (UFJF)
rosileaarchanjo@yahoo.com.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Rodrigo Portella – UFJF – Orientador
Prof. Dr. Faustino Luiz Couto Teixeira – UFJF
Prof. Dr. Edson Munck Junior – Faculdade Metodista Granbery 

Outras informações: (32) 2102-3116 – Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião