Da esquerda para a direita: Francine Natasha Alves de Oliveira, professora orientadora Enilce do Carmo Albergaria Rocha, professora Fernanda do Nascimento Thomaz, professora Jaqueline Gomes de Jesus, professora Juliana Perucchi e professor Maximiliano Gomes Torres (foto: arquivo pessoal)

Uma tese realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) investiga como identidades transfemininas (mulheres trans e travestis) são representadas na literatura brasileira contemporânea. Para o estudo, foram selecionados cinco livros de diferentes estilos e autorias com o objetivo de entender como a literatura pode ser responsável pela criação e manutenção de estereótipos de identidades. A pesquisa foi desenvolvida por Francine Natasha Alves de Oliveira, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários.

A pesquisa conta também com exemplos de como é possível romper com os estereótipos por meio das perspectivas das próprias mulheres trans e travestis. “É importante que pessoas antes retratadas a partir desses estereótipos escrevam, elas mesmas, sua própria literatura, para romper com preconceitos internalizados ao longo de toda a história pela sociedade”, explica Francine. Neste contexto, a pesquisadora articula o “lugar de fala” (que também pode ser entendido como “posição de sujeito”) de cada autor com a forma como as pessoas trans são apresentadas em suas respectivas obras.

Francine ressalta que a questão mais evidente é a ausência de autoras trans e travestis na literatura publicada por grandes editoras no Brasil. Dessa forma, segundo ela, a representação dessas pessoas acaba passando pela mediação de outros escritores e, consequentemente, é afetada por quem escreve, por sua experiência e seu conhecimento prévio acerca das identidades trans. “Aquilo que está nos livros, nos romances, nas memórias, nas narrativas, reflete o pensamento da sociedade como um todo, é uma espécie de termômetro sociocultural e, no caso da minha pesquisa, estou medindo a ‘temperatura’ da representação de mulheres trans e travestis”, aponta.

Neste contexto, Francine destaca que há pouca abordagem sobre esta temática em certas áreas de pesquisa e pontua que, na literatura, essa abordagem é incipiente, mas vem ganhando força. Além disso, a pesquisadora relata que no contexto político conservador atual frequentemente se vê discursos equivocados ou propositalmente distorcidos e o esvaziamento de conceitos e expressões. Por isso, para ela, é necessário enfrentar essas ideias e desenvolver ferramentas que possam auxiliar nessa luta.

A professora orientadora, Enilce do Carmo Albergaria Rocha, reafirma a importância da tese, uma vez que contribui para dar visibilidade a pessoas trans na área da pesquisa, no meio acadêmico e na sociedade. Enilce também cita o momento político, no qual a intolerância se faz presente, e destaca que o estudo, a partir de narrativas literárias, aborda uma discussão sociopolítica muito importante na sociedade brasileira.

As obras utilizadas na análise proposta pela tese são: A Princesa (1995), biografia da transexual Fernanda Farias de Albuquerque, escrita com a ajuda de Maurizio Jannelli quando ambos se encontravam presos na Itália; Do fundo do poço se vê a lua (2010), romance ficcional de Joca Reiners Terron para a coleção “Amores expressos”, da editora Companhia das Letras, trazendo como protagonista e narradora a transexual Cleópatra; Luís Antônio-Gabriela (2012), inicialmente produzida como documentário-espetáculo por Nelson Baskerville, apresentando sua autobiografia perpassada pela biografia de sua irmã mais velha, a travesti Gabriela; O nascimento de Joicy (2015), reportagem de autoria da jornalista Fabiana Moraes, que acompanhou a experiência de Joicy desde os dias que antecederam sua cirurgia de redesignação genital até meses passados de sua recuperação, para o Jornal do Commercio, de Recife; E se eu fosse puta (2016), que traz as histórias da travesti Amara Moira sobre o período em que se prostituiu enquanto cursava o doutorado em Teoria Literária pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Contatos:
Francine Natasha Alves de Oliveira – (Doutora):
francine.alves.oliveira@gmail.com

Enilce do Carmo Albergaria Rocha – (Orientadora):
enilcejfalbergaria@ufjf.br

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Enilce do Carmo Albergaria Rocha – Orientadora (UFJF)
Profa. Dra.  Fernanda do Nascimento Thomaz – (UFJF)
Profa. Dra. Juliana Perucchi – (UFJF)
Prof. Dr. Maximiliano Gomes Torres – (UERJ)
Profa. Dra. Jaqueline Gomes de Jesus – (IFRJ/UFRRJ)

Outras informações: (32) 2102 – 3118 – Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários