Com o objetivo de entender a importância dos espaços livres públicos no contexto urbano e a sua relação com a qualidade de vida da população, pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído (Proac) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizam a pesquisa “Qualidade de Vida: relação da proximidade com os espaços livres públicos e a qualidade de de vida da população de Juiz de Fora”.

Para atingir a meta, a dissertação da mestranda Eduarda Botti Beraldo utiliza-se de um questionário eletrônico, que visa determinar a percepção individual das pessoas com relação à qualidade de vida. O formulário, que pode ser respondido por qualquer indivíduo com 18 anos ou mais, é baseado no protocolo WHOQOL, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e contém perguntas formuladas pela OMS e pelos autores do projeto. É garantido o anonimato dos participantes.

“A pesquisa pode ajudar a correlacionar dois temas: espaços públicos e qualidade de vida, inter-relacionando os dois campos a fim de visualizar um panorama geral da real qualidade de vida da população. Desta forma, a pesquisa cria diretrizes de planejamento urbano que visam promover, aos cidadãos, uma melhor qualidade de vida”, explica Eduarda.

Após a aplicação dos questionários, os resultados serão analisados estatisticamente para que possa ser feita a aferição da qualidade de vida e de outros aspectos relacionados a ela, como a frequência aos espaços públicos em Juiz de Fora. “Os dados desta pesquisa podem fomentar decisões do poder público a respeito da implantação e da gestão das praças na cidade”, salienta o orientador do trabalho, professor Klaus Chaves Alberto.

A pesquisa recebe aporte financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e é co-orientada pela professora Sabrina Andrade Barbosa. 

Clique aqui para participar da pesquisa.