Em outubro de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou novas regras para rotulagem nutricional de alimentos embalados. Para discutir e apresentar essas mudanças o Grupo Inovaleite, em parceria com o Departamento de Química e a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove palestra on-line com a professora e pesquisadora, Cristina Mosquim, nesta quinta-feira, dia 11, às 16h. A atividade é gratuita e os interessados devem se inscrever pelo formulário.

Essas novas normativas se aplicam aos alimentos embalados na ausência dos consumidores, incluindo as bebidas, os ingredientes, os aditivos alimentares e os coadjuvantes de tecnologia, inclusive aqueles destinados exclusivamente ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação.

Além de mudanças significativas na tabela de informação nutricional e nas alegações nutricionais, a norma inova pela adoção da rotulagem nutricional frontal, por meio do símbolo da lupa que informará o alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio nos alimentos.

A atividade tem como público-alvo  indústrias, estudantes, profissionais na área de alimentos, ou apenas curiosos sobre a rotulagem dos produtos lácteos. Depois de fazer a inscrição o participante receberá e-mail com todas as informações necessárias para acessar a sala virtual. Todos os presentes poderão solicitar a emissão de certificado gratuito, ou o certificado solidário no valor de R$ 7,99, que visa ajudar a campanha de arrecadação do Milkfund.

Segundo o professor e um dos organizadores do evento, Rodrigo Stephani, o Inovaleite tem uma interface entre academia e indústria. “Então, a maior importância desse evento é que a gente consegue conciliar esses dois públicos num tema  que é muito pertinente hoje, tanto para as empresas que precisarão se adequar às novas regras quanto para estudantes que estarão se preparando para nova regulamentação presente no mercado.”

Inovaleite: Rotulagem Nutricional Frontal