Dando sequência à série “Mulheres na Educação a Distância” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, abordamos a dedicação da graduada em Pedagogia do Polo de Barroso, Andréa Silva.

Aos 50 anos, ela é um exemplo de dedicação e amor à profissão. Em 2010, com 39 anos e dois filhos adolescentes, foi convidada  a trabalhar como auxiliar de professora em uma creche. Nesta experiência, apaixonou-se pela profissão e, em 2012, iniciou curso técnico em Magistério para se capacitar na Educação Infantil.

“Quando iniciei o curso técnico estava cheia de esperança e alegria, mas confesso que voltar para a sala de aula presencialmente, depois de 20 anos, foi desafiador.”

Logo em seguida, surgiu a oportunidade de prestar vestibular para a graduação a distância em Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “A flexibilidade de horário para cumprir as atividades propostas foi um dos fatores decisivos para fazer um curso a distância, visto que eu trabalhava durante o dia e, à noite, me deslocava para outra cidade para cursar presencialmente o técnico em Magistério”.

A rotina de Andréa durante o curso foi intensa. Ela trabalhava por seis horas diárias, tinha seus afazeres domésticos, o curso presencial e as atividades do curso de Pedagogia. Contudo, foi persistente no seu objetivo. “ Minha motivação para continuar o curso, foi a intenção de  me tornar professora regente e assumir minha primeira turma, o que foi motivador e encantador”. afirma.

“Em 2016, concluí minha graduação. O curso de Pedagogia a distância da UFJF é muito bom, consegui obter muito conhecimento e a Universidade é muito bem conceituada, o que acrescentou muito no meu diploma.”

Hoje, Andréa já possui duas pós-graduações. Além disso, é professora regente de uma classe multisseriada. Sua rotina continua sobrecarregada e, com as adaptações impostas pela pandemia, leva as atividades impressas para os  alunos na Zona Rural, que não possuem internet. “Sou realizada com as atividades e este ciclo profissional só foi possível, pois a minha graduação foi oferecida na minha cidade e feita na modalidade à distância.”

Outras informações: (32) 2102-3487 (Centro de Educação a Distância – Cead/UFJF)

www.facebook.com/CeadUFJF

Twitter @Cead_UFJF