Foto: Alfonso Cerezo/Pixabay

Um artigo publicado pela professora Pollyanna Costa Cardoso, do curso de Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), em um importante periódico sobre saúde da gestante e da criança discute o tema no contexto da covid-19.

O trabalho – que também é assinado por Taciana Maia de Sousa, Daniela da Silva Rocha, Laura Rangel Drummond de Menezes e Luana Caroline dos Santos – apresenta as principais evidências, recomendações e desafios à saúde materno-infantil nesse período de pandemia. E para isso, as autoras fazem uma revisão narrativa de documentos nacionais e internacionais, além de trazerem reflexões sobre a temática.

Cardoso explica a relevância do assunto. “A coexistência da gestação e puerpério e infecção por covid-19 impõe muitos desafios frente ao isolamento social, o manejo da assistência pré-natal e obstétrica, as questões psicológicas e emocionais vivenciadas pela mãe, a rede de apoio para a mulher-mãe. Os benefícios da amamentação para o binômio mãe-filho deve ser pauta e o aleitamento materno recomendado, assegurados os cuidados higienicossanitários. A necessidade de explorar a temática ainda se faz presente, uma vez que a pandemia está em seu curso e a ciência traz novas evidências acerca da atenção, cuidado e implicações para a saúde materno-infantil”, defende a docente.

A “Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (RBSMI) / Brazilian Journal of Mother and Child Health (BJMCH)”, em que o artigo foi publicado, é um periódico de circulação internacional detentor de qualis B1 na área de Saúde Coletiva e é referendado pela Capes.

Para ler o artigo e todo o conteúdo da edição da revista, clique aqui.