Liliane Ferreira formou-se em Administração Pública pelo Polo UAB de Bicas (Foto: arquivo pessoal)

Para a semana do Dia Internacional da Mulher, a assessoria de comunicação do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu relatos exemplares de mulheres envolvidas com a Educação a Distância (EAD). A série conta a trajetória profissional, pessoal e os principais desafios que as alunas enfrentaram para concluírem o sonho de se graduarem em um curso a distância da Universidade.

Na sua segunda graduação, a bacharel em Administração Pública, Liliane Ferreira, do Polo UAB de Bicas, não mediu esforços para conseguir o seu diploma. Ela trabalhava oito horas por dia e reservava as noites, finais de semana e feriados para se dedicar às atividades da plataforma do curso.

Funcionária estatutária da Secretaria Municipal de Ubá, ela conta que o curso foi uma forma de conhecer melhor a história e o contexto atual da Administração Pública brasileira. “Com o conhecimento adquirido, posso contribuir também para minha trajetória profissional”, afirma.

“Fazer um curso EaD da UFJF requer muita disciplina por parte dos alunos. Só consegue concluir os estudos aquele estudante que lê muito, realiza muitas pesquisas e se dedica em prol da sua meta. Essa experiência me possibilitou melhor interpretação, maior conhecimento sobre os assuntos que envolvem a Administração Pública brasileira.”

Liliane sempre teve o sonho de ser mãe. No final de 2018, por meio de um laudo médico, descobriu que, para engravidar, precisaria passar por um processo de fertilização in vitro. No oitavo mês de gestação, ela foi surpreendida por um quadro de trombose profunda nas pernas. Ficou internada treze dias, realizou um parto de cesárea e foi nesse momento que descobriu que o seu filho tinha Síndrome de Down.

Em todo o seu processo de adaptação à nova rotina de ser mãe, redescobriu-se. “Percebi que meu filho era especial, mas eu era quem estava limitada. Ele, com toda a sua energia, me impulsionou e foi assim que percebi que havia algo em mim muito mais forte que era a vontade de realizar um grande sonho, ser bacharel em Administração Pública”, comenta.

Para Liliane, todo dia é dia de luta na jornada de uma mulher. “Sou casada, tenho um filho de 10 meses, concilio estudos, as tarefas domésticas e trabalho fora, tudo ao mesmo tempo, o que não é uma tarefa fácil. Hoje, meu filho é o que me motiva em tudo que faço na vida”, conclui.