Em reunião online realizada na última quinta, 4, conselheiros do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) aprovaram a prestação de contas do ano de 2020 que detalhou os custeios sob responsabilidade da direção-geral no período. A apresentação foi realizada pelo coordenador administrativo Emílio Mafalda.

Em seguida, Diener Maick Piske, do Núcleo de Tecnologida da Informação (NTI), apresentou a prestação de contas do orçamento autorizado pelo Conselho Superior para o campus GV com a finalidade de viabilizar a implantação de rede de dados em novos prédios a serem ocupados pela comunidade acadêmica. De acordo com Diener, o orçamento de R$ 231 mil foi executado de forma integral pelo NTI.

Responsável pela condução da reunião, Peterson Andrade, diretor-geral da UFJF-GV, destacou que as aquisições são uma conquista para o campus, “pois sabemos das restrições orçamentárias da universidade e as dificuldades para execução das compras. Por isso, agradecemos à equipe do NTI pelo trabalho desenvolvido”.

Denúncia junto ao Ministério Público

Em resposta aos Diretórios Acadêmicos dos Estudantes de Farmácia e Medicina sobre denúncias de supostas irregularidades nas obras de construção do Campus GV feitas ao Ministério Público Federal, Peterson Andrade solicitou o envio dos questionamentos específicos, até o dia 10 de março, para que seja agendada uma reunião sobre o tema com integrantes da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Diretoria de Integridade e Controle e Procuradoria.

Porém, de antemão, a Diretoria de Integridade e Controle solicitou a divulgação da decisão do Tribunal de Contas da União que, em janeiro de 2021, julgou improcedentes denúncias de idêntico teor. “O Tribunal arquivou as denúncias porque são, no mérito, improcedentes”, destacou Frederico Augusto d’Avila Riani, diretor de Integridade e Controle Institucional. O arquivo completo está disponível aqui.

Conselho Gestor

Criado pela Resolução n° 35/2015 do Conselho Superior da UFJF, o Conselho Gestor representa o órgão consultivo e deliberativo da UFJF em Governador Valadares. Periodicamente, são realizadas reuniões abertas à comunidade acadêmica, nas quais são promovidos debates e tomadas decisões que influenciam a dinâmica da Universidade. Os conselheiros são representantes do corpo discente, servidores técnico-administrativos em educação e membros das Unidades Acadêmicas.

O Conselho Gestor da UFJF-GV possui um regimento interno, aprovado em março de 2017. No site do Conselho, podem ser consultados os membros, as convocações, as atas referentes às reuniões ordinárias e extraordinárias, além de outras informações relativas ao Conselho Gestor.

Clique aqui para acessar o Regimento do Conselho Gestor da UFJF-GV.
Conheça o site do Conselho Gestor.