Oratório de cerâmica esmaltada, de Rosa Ramalho, Portugal

O Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura da UFJF apresenta a mostra “Passos da Paixão”. A exposição, que reúne peças de artesãos de diferentes localidades, exibe cenas da Paixão de Cristo, relembrando o período da Quaresma. O momento de penitência e preparação é composto por 40 dias, iniciando-se na Quarta-Feira de Cinzas e se encerrando com a celebração da Páscoa.

Para celebrar a ressurreição e a vitória de Cristo depois de seu martírio, esta preparação é feita por meio de jejum, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações. A separação do Carnaval e o período da Quaresma inspira um vasto grupo de tradições folclóricas, algumas oriundas de ritos anteriores ao Cristianismo referentes ao final do inverno e do posterior renascimento primaveril da terra no hemisfério norte. 

Inúmeras práticas devocionais podem ser observadas neste tempo. Os católicos realizam vias-sacras às sextas-feiras, rezam os mistérios dolorosos do Rosário e veneram a imagem do Cristo morto. Os fiéis também são incentivados a realizar exames de consciência e a confessar-se.  

A exposição “Passos da Paixão” surge como uma proposta de reflexão sobre este período da quaresma. Esta é a quinta vez que o Museu de Cultura Popular da UFJF trabalha o tema da Paixão de Cristo, com representações artísticas do sofrimento de Jesus Cristo, que vão desde a cena do Horto das Oliveiras e da flagelação até o caminho do calvário e a crucificação. 

Jesus a caminho do calvário

Desta vez, a mostra será inteiramente virtual. Assim, o público poderá acompanhar a exposição através das redes sociais do Forum da Cultura, às terças e quintas, sempre às 12h. As obras, originárias de diferentes locais e feitas de materiais diversos, predominando a madeira, o gesso, a cerâmica e o vidro, fazem parte do acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF. A mostra terá início no dia 4 de março e seguirá até o dia 30 do mesmo mês.

Museu de Cultura Popular – UFJF

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

 Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o espaço é um centro cultural da UFJF em atividade há mais de quatro décadas, levando à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas e abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para a divulgação de seus trabalhos.

Outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura