A Jornada do Varejo acontece de 9 a 11 de março. (Foto: Pixabay)

O setor varejista é um dos mais relevantes para a economia brasileira, representando mais de 20% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) – soma de toda a riqueza gerada com bens e serviços –, segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A importância desse segmento estimulou um grupo de estudantes de Administração do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) a criarem o Centro de Estudos do Varejo (CEV), que promove na próxima semana um evento dedicado exclusivamente ao tema.

A ‘Jornada do Varejo’ acontece de 9 a 11 deste mês, pela internet, e reúne palestras sobre assuntos como o e-commerce e as principais inovações e tendências do setor varejista. Os participantes terão acesso a pesquisadores e profissionais com experiência na área, permitindo aliar a prática do mercado e a excelência acadêmica.

O professor orientador do CEV explica a importância de estudar o tema. “As relações de consumo tiveram alterações drásticas que interferiram em vários processos do setor varejista, indo desde as estratégias de mercado até a comunicação com os consumidores. Na atualidade, além da necessidade do varejo se adequar ao novo cenário da pandemia de covid-19, outros fatores específicos impedem a aceleração dessa adaptação às novas exigências do mercado”, afirma Antônio Carlos Rodrigues, docente do curso de Administração.

Segundo Rodrigues, uma dessas principais exigências do mercado está relacionada às novas tecnologias. “Em uma conjuntura macroeconômica sistematicamente complexa, com ambiente de negócios desfavorável e um perfil empresarial pouco adepto a métodos profissionais de tomada de decisão, adaptar-se a um ambiente cada vez mais conectado e com novas tecnologias é uma tarefa difícil. Nesse sentido, tendo que lidar com uma vasta quantidade de dados, as redes varejistas encaram, ainda, o desafio de aprimorar suas operações em meio a um processo acelerado de inovação”, explica.

As inscrições para a ‘Jornada do Varejo’ podem ser realizadas até o próximo domingo, 7, na página do CEV. Nesse mesmo endereço também é possível conferir a programação completa do evento.