Há 50 anos o Projeto Gutemberg dava início ao processo de digitalização e distribuição de livros. A ação pioneira que resultou na biblioteca digital mais antiga do mundo serviu de inspiração para o Vamos Ler!, que, em 2021, adota como tema de suas edições a leitura no espaço digital.

Criado em 2016, Vamos Ler! disponibilizava as obras nos ônibus da universidade e grades dos restaurantes universitários (Foto: Divulgação)

Se antes as edições eram disponibilizadas nos ônibus da universidade e grades dos restaurantes universitários, agora todo o material pode ser acompanhado através do novo site do Vamos Ler! lançado nesta quarta-feira, 3. “Acreditamos que a presença da literatura no ciberespaço, através de livros digitais, livros digitalizados ou sites e afins, além de ser uma importante adequação aos novos tempos, também oportuniza uma maior diversificação e democratização de produção e acesso à área”, destacou Flávia Carvalho, produtora cultural do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Além de disponibilizar textos literários, o site do Vamos Ler! valoriza a interação com o público, bem como informações sobre o objetivo central do projeto criado há cinco anos. “Temos um espaço para recordarmos as edições anteriores, dando destaque ao trabalho da equipe de criação, que ilustra muito bem os debates propostos pelo Vamos Ler!. O site contempla ainda um espaço para pequenas notícias sobre ações e projetos de literatura; e uma área de contato e troca de informações com o público”, explicou Aline Costa, bibliotecária da UFJF-GV.

A 18ª edição do projeto já está disponível no site e traz textos em língua portuguesa de autores como Cruz e Souza, Olavo Bilac, Florbela Espanca e Fernando Pessoa. É possível ainda acompanhar uma importante discussão sobre direitos autorais e domínio público. “Sabemos que, com a popularização da internet, as questões de direitos autorais são, muitas vezes, ignoradas. Parece que, por estar disponível, podemos copiar e utilizar, sem nem mesmo dar crédito ao autor ou criador da obra. A questão do direito autoral é muito importante para a produção artística de um modo geral, inclusive para a literatura. Por isso, a nosso ver, é crucial discutir o tema, informando o que é o direito autoral e quando uma obra entra em domínio público. Para complementar a temática, teremos uma entrevista com o professor Lucas Anjos, do Departamento de Direito”, ressaltou Ana Carolina Pereira, bolsista do projeto de Treinamento Profissional Produção Criativa.

O livro impresso na era digital

Equipe do projeto Vamos ler!: Aline Costa, Flávia Carvalho e Ana Carolina Pereira (Foto: Divulgação)

O livro impresso terá o mesmo fim do vídeo cassete, LP e CD ou será um sobrevivente na era digital?

Para a produtora cultural Flávia Carvalho, o avanço das novas tecnologias e o consequente crescimento da leitura em espaços digitais não significam necessariamente a decadência do modelo tradicional de leitura. “Temos certeza que o o livro impresso não irá se extinguir tão cedo, uma vez que o acesso ao espaço digital ainda não é universal e há grande prazer, por parte dos leitores, de terem contato com os livros físicos. É importante lembrar que, devido ao crescente investimento em projetos de leitura e também da modernização de espaços, como bibliotecas e livrarias, tem aumentado o número de leitores em todo o mundo. E esse público é cada vez mais diversificado, ampliando assim a demanda tanto da leitura digital quanto para a de livros impressos”.

Ou seja, os adeptos das obras impressas que valorizam o contato físico com o livro podem respirar aliviados. Há espaço e demanda para os dois modelos de leitura. Conheça um pouco mais do Vamos Ler! clicando aqui.