Reunido na manhã desta sexta-feira, 26, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou o calendário 2021 de reuniões do conselho e apreciou um total de sete processos relacionados ao indeferimento de matrículas na instituição.

Os processos foram apresentados pelo pró-reitor de Graduação, professor Cassiano Caon. Os pedidos de revisão de indeferimento eram relativos à análise socioeconômica (4); cotas para pretos, pardos e indígenas (2) e cota para pessoas com deficiência – PCD (1), sendo este recurso em última instância. Por maioria, o Consu negou provimento aos recursos e manteve o indeferimento das matrículas. 

Outros pontos abordados foram as ações da UFJF no combate à Covid-19, incluindo a vacinação no campus universitário, novos convênios e o orçamento da União, em debate no Congresso Nacional. Sobre esse tema o reitor Marcus David fez informes acerca das ações realizadas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e demais entidades na tentativa de manutenção dos recursos para as universidades e os institutos federais. Houve várias manifestações acerca dos riscos reais de cortes e bloqueio no orçamento da Educação em função da PEC Emergencial e da necessidade de tornar públicas tais ameaças para a população. 

O pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor Eduardo Condé, fez uma análise sintética sobre a necessidade de realização de cortes, já considerando a proposta inicial de orçamento. Avaliou que com a aprovação deste, e da emenda à constituição, as restrições seriam ainda maiores, colocando em risco o financiamento do ensino superior público.

O pró-reitor ainda informou que a Comissão de Acompanhamento do Orçamento, constituída pelo Consu, está elaborando estudos, com relatório e proposições para encaminhamento ao Conselho Superior da UFJF. O reitor Marcus David reforçou a importância da temática, a ser objeto de reuniões extraordinárias já no próximo mês.  

Na reunião ordinária de fevereiro, o reitor e os membros do Conselho ainda homenagearam as conselheiras Maria Alice Junqueira Caldas (diretora da Faculdade de Fisioterapia) e Marina Barbosa (presidente da Associação dos Professores do Ensino Superior – Apes) no encerramento de suas atividades de representação naquele fórum. Diversas manifestações salientaram a importância da contribuição das duas conselheiras para os debates e ações do Consu, assim como para a defesa do ensino superior público, inclusivo e de qualidade.