Abordar temas relevantes no debate público brasileiro e apresentar resultados de pesquisas são as propostas dos “Seminários Virtuais”, realizados durante todo o semestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa promove lives no Youtube com convidados respondendo perguntas do público pelo chat.  

“A política de meio ambiente no governo Bolsonaro”

Para debater sobre os dois anos de atuação do governo Bolsonaro na área ambiental, englobando o enfraquecimento das políticas públicas e a flexibilização da legislação ambiental, o evento contará com a participação da pesquisadora da área de direito ambiental Suely Araújo. Também serão discutidas as reações do Legislativo, a intensificação da atuação da sociedade pela via judicial e as perspectivas para os próximos dois anos. A atividade acontece nesta sexta-feira, dia 26, às 17h30, no Youtube

Para o professor da UFJF e mediador da discussão Luzimar Pereira, a live traz uma temática bastante atual. “O governo atual tem feito uma mudança radical nas políticas ambientais. Então é importante acompanhar não só as dinâmicas desse processos, mas também quais o interesse que estão por trás dessas decisões. Por ser uma live aberta é importante destacar o papel da uma universidade pública em proporcionar uma discussão do interesse de todos.”

Militares e democracia no Brasil contemporâneo”

A próxima live acontece no dia 5 de março, às 17h30, também no Youtube. O professor João Roberto Martins Filho e a pesquisadora Maud Chirio irão refletir como os militares lidam e atuam depois da redemocratização. O debate será mediado pelo professor, Jorge Chaloub. “Esta mesa segue a ideia principal dos seminários que é justamente trazer especialistas para tratar e debater temas centrais das ciências sociais e atuais do cenário brasileiro.”

Outras informações:

Seminários Virtuais PP