Com intuito de dar visibilidade ao trabalho de pesquisadoras na área de Ciências Políticas, a Red de Politólogas, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza o evento “De qué va eso de la Ciencia Política”, nesta sexta-feira, 26.  O evento internacional será realizado em espanhol e transmitido pelo canal do Youtube da Red de Politólogas a partir das 13h. Não é necessária inscrição prévia. 

A conversa contará com a participação de cientistas políticas de cinco países, naturais da Espanha, Argentina, México e Brasil.  De acordo com a professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Políticas, Marta Mendes da Rocha, representante da UFJF no evento, cada pesquisadora falará sobre sua trajetória, trabalhos desenvolvidos, aprendizados e sobre o que consideram importante para cientistas políticas em formação.   

Segundo Marta Rocha, a temática, que pode ser traduzida como “Sobre o que trata a Ciência Política?”, tem o público alvo amplo, porém mais direcionada a estudantes, professores e pesquisadores das Ciências Humanas. 

“Pode ser especialmente interessante para aqueles e aquelas que querem entender um pouco mais sobre que tipo de pesquisa é desenvolvida no âmbito da Ciência Política. A disciplina tem ganhado muita visibilidade nos últimos anos no Brasil e em várias partes do mundo em virtude de processos de retrocesso democrático, crises de governo e rupturas de regime. As cientistas políticas têm sido cada vez mais mobilizadas pela mídia e outras instituições para oferecer análises para esses processos e acontecimentos. Por isso é importante conhecer mais sobre a forma como o conhecimento é produzido no âmbito da disciplina”. 

A questão de gênero é outra temática do evento. A “Red de Politológas”, organizadora do ciclo, tem o objetivo de contribuir para fomentar a cooperação entre mulheres pesquisadoras da Ciência Política em toda a América Latina. Para isso, os membros da Rede estabelecem pontes com jornalistas, organizadores de reuniões científicas, órgãos eleitorais, ONGs e universidades que buscam especialistas em diversos temas relacionados à Ciência Política. 

Além do tema trabalhado nesta edição, a rede promoveu eventos anteriores, como a série “La política latinoamericana durante la pandemia”, que podem ser acessados pelo canal do Youtube

Para Marta Rocha, a desigualdade de gênero é uma questão cada vez mais debatida no âmbito da disciplina. “A iniciativa, nesse sentido, tem um papel importante em criar oportunidades para as mulheres pesquisadoras e contribuir para a superação de assimetrias de gênero que marcam a disciplina, como ocorre em muitas outras áreas”. 

Outras informações: 

Instagram @reddepolitologas

Twitter @RedPolitologas