Os professores do Departamento de Ciência da Computação, Alex Borges Vieira, e do Departamento de Economia, Fernando Perobelli, foram indicados para duas câmaras do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Enquanto Vieira ingressa na Câmara de Ciências Exatas e dos Materiais (CEX), Perobelli passa a compor a Câmara de Ciências Sociais Aplicadas (CSA).

Vinculadas à Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, as câmaras de assessoramento são responsáveis pela análise, julgamento e recomendação dos pleitos apresentados à agência de fomento. Elas são organizadas por grandes áreas do conhecimento e compostas por pesquisadores e profissionais de reconhecida experiência e conhecimento em sua área de atuação.

Uma das principais atribuições da câmara é discutir e avaliar as propostas de projetos e pedidos de apoio submetidos à Fapemig. Além disso, a câmara avalia os projetos executados com o apoio da agência. No caso de novas propostas, o órgão avalia o mérito técnico-científico e, no caso de projetos executados, são avaliados, principalmente, os resultados alcançados pelo projeto.

Nomeação permite maior interação

Alex Vieira esteve próximo da Fapemig durante toda sua trajetória acadêmica e agora assume cadeira no conselho

De acordo com o professor Alex Vieira, a nomeação possibilita maior interação com pesquisadores do estado e de diferentes áreas de atuação. “As câmaras da Fapemig permitem o convívio com mentes diversas de reconhecida competência em suas áreas de pesquisa. Além das atividades esperadas, o ambiente é muito propício para aprendizado e troca de informações, o que sem dúvidas é um benefício para nós da academia. A indicação de mais um professor para a CEX aumenta e consolida a representatividade da UFJF em um órgão de fomento importante no Brasil. Claramente, isso melhora ainda mais a interlocução da universidade com esse órgão de fomento, o que pode ser muito importante frente à escassez de recursos destinados à pesquisa”, destaca Vieira.

Para Vieira, a Fapemig tem ainda uma importância pessoal em sua trajetória acadêmica. “Desde minha formação, a Fapemig foi muito importante. Fui bolsista da Fapemig na graduação, em parte do mestrado e doutorado. Recebi contribuição da agência durante toda minha formação e além disso, grande parte dos meus orientandos foram financiados pela agência. Certamente, o órgão é o principal financiador para pesquisadores e desenvolvimento do estado, em especial, para meu grupo de pesquisa.

Sobre os desafios em assumir um cargo em meio a pandemia do novo coronavírus, Vieira ressalta. “Eu espero servir como um enlace entre pesquisadores, principalmente da nossa região e a Fapemig. Por conta do isolamento social atual, e das dificuldades de interações que os pesquisadores podem encontrar, é importante ser um meio para colocar certas pautas em discussão, mostrar nossas demandas e pressionar por recursos”.

Indicação é oportunidade de aprendizado

Para Fernando Perobelli, UFJF estará representado em espaço de decisão

O professor Fernando Perobelli ressalta a importância da nomeação. “É uma consolidação da minha carreira, uma oportunidade de aprendizado quanto à avaliação de projetos e demais propostas da área de Ciências Sociais Aplicadas no estado de Minas Gerais. Então, é uma satisfação e um reconhecimento da minha trajetória acadêmica.”

Segundo Perobelli, neste primeiro momento de posse será preciso conhecer a dinâmica de funcionamento do órgão. “A Câmara tem um papel muito importante no delineamento e no fomento da pesquisa em nosso estado. Neste início, vai ser um processo de muito ouvir, uma vez que, alguns professores estão lá há mais tempo.”

O professor ainda destaca que a indicação é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na UFJF. “É muito importante a nossa universidade estar representada nesses espaços, já que é um locus de decisão, de se pensar nas estratégias de desenvolvimento de pesquisas no estado de Minas Gerais. É um reconhecimento, também, da qualidade das pesquisas realizadas na UFJF.”