A convidada para debater o assunto é Carolina Nasser, autora do livro “Para Além das Espécies: O Status Jurídico dos Animais”

A proteção dos animais é o tema de um bate-papo que o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promove nesta quarta-feira, 24. A convidada para debater o assunto é Carolina Nasser, autora do livro “Para Além das Espécies: O Status Jurídico dos Animais”.

Com mais de seis anos dedicados à temática, Nasser explica o foco de sua palestra: “O tema central dela gira em torno da busca por um entendimento de como o direito brasileiro apreende a noção de ‘animal’, e quais são as raízes filosóficas dessa conceituação. Posteriormente, diante disso, analiso as respostas tradicionais à pergunta ‘como tratar os animais’, dentro da filosofia contemporânea para, ao final, apontar para uma solução dos autores para o problema da conceituação dos animais pelo direito.”

A autora também explica que a proteção dos animais é um tema bastante controvertido e polarizado. “Há juristas que clamam por uma reforma no estatuto dos animais, para que eles sejam considerados sujeitos de direito, ao passo que outros pleiteiam a manutenção dos animais como se dá a tutela atual, ou seja, como ‘bens’”, diz.

Sobre o livro, escrito em parceria com Brunello Stancioli, e que será lançado durante o evento, Nasser conta que o objetivo é oferecer uma resposta ao tratamento ético e jurídico dos animais no sistema legal brasileiro. “Efetuo uma busca semântica pelo conceito de animal, suscitando a multiplicidade de interpretações que a temática possui. Também analiso as respostas tradicionais à questão do tratamento dos animais, em especial as respostas abolicionistas e ‘bem estaristas’, além do viés kantiano. Por fim, apresento ao leitor uma alternativa inovadora para o tratamento dos animais: a consideração emergentista de animais inseridos no que chamo de ecologia da vida”, finaliza.

A atividade é organizada pelas professoras Nara Carvalho (Departamento de Direito da UFJF-GV) e Lais Lopes (UEMG), e começa às 19h, com transmissão pelo Youtube (clique aqui para acompanhar).