Atividade aberta ao público tem participação de pesquisadora da Ufes, Ethel Maciel (Imagem: Pixabay)

Promover uma discussão sobre vacina não só do ponto de vista técnico, mas também no contexto das políticas públicas de saúde, é a proposta da live organizada pela professora Mariana Cassab e pelos alunos da disciplina “Reflexões e Estágio II em espaços não escolares”, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para discutir o tema, a transmissão conta com a participação da enfermeira e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel. A live é aberta ao público e acontece nesta quinta-feira, 25, às 14h, no canal da Faculdade de Educação da UFJF, no Youtube.

A iniciativa integra o trabalho “Vacina em tempos de negacionismo científico”, realizado na disciplina, o qual tem como objetivo a educação e divulgação científica em espaço não escolar. No dia 14 de janeiro, foi realizada uma live para entender o que está sendo chamado de negacionismo científico, os desafios que se colocam para educação e de como ser enfrentado. Partindo dessa primeira atividade o debate segue para a importância da vacinação no contexto atual, na defesa e relevância do SUS no processo de imunização coletiva.

Segundo Mariana, por ser uma atividade promovida na Licenciatura de Ciências Biológicas, a live contribui no processo formativo desses professores, além de ser um apoio ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). “Estamos qualificando esse professor para que, na sua prática, possa desenvolver estratégias pedagógicas para trabalhar e enfrentar as narrativas negacionistas em relação à educação científica. É também uma forma da Universidade de assumir seu papel social e político de esclarecer a população sobre a importância da vacina, do SUS e políticas públicas de preservação da vida, além de criar espaço de diálogo.”

O debate será sobre questões ligadas à eficácia das vacinas aprovadas no país para uso emergencial contra a Covid-19, como o estado brasileiro tem colocado em movimento políticas para garantir a distribuição mais rápida possível das vacinas e a importância do SUS neste processo. No final, será aberto espaço para os participantes tirarem dúvidas. “Vamos discutir sobre a importância da imunização, os problemas que o nosso país está enfrentando, ritmo da nossa vacinação e todos esses aspectos em torno do tema. É importante destacar o trabalho das universidades e instituições públicas, estamos saindo e vamos sair dessa crise graças às pesquisas desenvolvidas por essas instituições”, ressalta Ethel.

Vacina e negacionismo científico: mais ciências, mais direitos