Programa está organizado em duas linhas de pesquisa: Métodos Computacionais Aplicados e Sistemas Computacionais Aplicados (Foto: Pixabay)

O Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou edital com 14 vagas para mestrado e oito para doutorado, com ingresso no primeiro trimestre de 2021. As inscrições são gratuitas e acontecem no período de 22 de fevereiro a 5 de março, via formulário eletrônico.

O Programa está organizado em duas linhas de pesquisa: “Métodos Computacionais Aplicados” e “Sistemas Computacionais Aplicados”. O curso de mestrado tem duração mínima de 12 e máxima de 24 meses. Já o doutorado deve ser concluído entre 36 e 48 meses.

Podem se inscrever no mestrado candidatos que possuam diploma de graduação ou que comprovem estar em condição de colar grau até a data da matrícula no programa. Para o doutorado, é exigido diploma de mestrado ou documentos que comprovem a defesa e a conclusão do curso até a data da matrícula.

O processo seletivo do mestrado é composto por duas etapas, ambas de caráter classificatório. Na primeira, são avaliados Histórico Escolar da Graduação e Currículo Lattes/CNPq. A segunda consiste em entrevista, via webconferência. Para o doutorado, a seleção envolve também duas etapas, uma eliminatória e outra classificatória. A primeira, eliminatória, consta da análise de pré-projeto de tese e avaliação de competência em língua inglesa. A segunda, classificatória, consta da Análise de Currículo Lattes/CNPq. O cronograma com o período previsto para cada etapa está descrito no edital.

O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado na página do Programa, no dia 26 de março.

Confira a íntegra do Edital.

Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional