Serão montados 27 conjuntos de placas, totalizando 500 kWp de potência (Foto: Proinfra)

Serão montados 27 conjuntos de placas, totalizando 500 kWp de potência (Foto: Proinfra)

A Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou a instalação dos módulos geradores de energia solar fotovoltaica em unidades próximas à Faculdade de Engenharia. Serão montados 27 conjuntos de placas, que totalizam 500 kWp de potência. O investimento é da ordem de R$ 2 milhões.

Conforme explica o coordenador de Manutenção Elétrica, Eletrônica e Gestão da Proinfra, Márcio Resende, a maior parte dos materiais e equipamentos necessários para a montagem do sistema de geração de energia elétrica por meio de usinas fotovoltaicas é importada. “Apesar de todas as turbulências causadas pela pandemia nos negócios públicos e privados, a instalação iniciou-se no dia 1º de fevereiro, por meio de uma equipe da empresa vencedora da licitação, vinda de São Luís do Maranhão.”

As placas fotovoltaicas, responsáveis por colher energia solar e propiciar a transformação em energia elétrica, estavam previstas para serem instaladas nos telhados de cinco unidades do campus Juiz de Fora: Edifício Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia; Instituto de Artes e Design (IAD); biblioteca do Instituto de Ciências Exatas (ICE); e nas faculdades de Economia; Comunicação (Facom); e Odontologia. O projeto original, porém, foi modificado.

“Por razões de orientação magnética e inclinação mais adequada de telhados, decidiu-se modificar o projeto e, assim, o sistema de geração de energia elétrica por radiação solar deverá ser instalado na plataforma da Faculdade de Engenharia”, salienta Resende. Serão contemplados o Restaurante Universitário (RU), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), o Almoxarifado Central, e nove prédios da Faculdade de Engenharia.

A energia elétrica gerada será injetada no sistema de distribuição de energia convencional – suprida pela Cemig -, contribuindo com cerca de 15% do total demandado pela UFJF. O tempo de retorno do investimento realizado está estimado em quatro anos e meio. O início da geração de energia elétrica fotovoltaica deverá se dar em junho.

“Ao final da obra, embora a eficiência de conversão solar no local dependa das condições atmosféricas, em grande número de dias ao ano teremos toda a plataforma da Engenharia plenamente atendida por energia elétrica proveniente do sol, uma fonte limpa e renovável que tem um grande potencial no Brasil”, finaliza Resende.

Outras informações: Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão