Parque Estadual da Serra do Papagaio, no sul de Minas Gerais, foi campo da pesquisa (Foto: arquivo pessoal)

Parque Estadual da Serra do Papagaio, no sul de Minas Gerais, foi campo da pesquisa (Foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação realizada no Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), avalia os efeitos da caminhada na relação do ser humano com a natureza. A pesquisa foi realizada por Patrícia Michelle de Oliveira Freire, no Parque Estadual da Serra do Papagaio (PESP), na região do município mineiro de Aiuruoca, com um grupo de seis pessoas, em um período de sete dias. 

Segundo Patrícia, as caminhadas na natureza representam para os indivíduos a busca pelo bem-estar associado à saúde física e mental. Ela explica que esta interação se limita a esfera individual de cada um dos praticantes. Para a pesquisadora, esse olhar traz uma noção utilitarista e instrumental na relação dos sujeitos com a natureza.

A pesquisadora avaliou, ainda, as dificuldades de gestão e de estruturação desses espaços atualmente, por conta da dimensão territorial e configurações. De acordo com Patrícia, a falta de infraestrutura afasta o ser humano do contato com a natureza mais próxima. “Os parques, em sua maioria, são centrados em uma noção de ‘natureza intocada’, cheio de regras e limitações para o que deveria ser um bem público. Por isso, é essencial entender a importância social e cultural desses espaços, e as caminhadas são um caminho para se refletir”, conclui a geógrafa.

O professor e orientador da dissertação, Vicente Paulo dos Santos Pinto, afirma que, apesar de a pesquisa refletir sobre o ato de caminhar na natureza, ela possui uma densa carga antropológica e também importantes significados culturais. Para Vicente, é uma experiência espacial físico-sensorial que revela a relação com nosso ambiente e com nosso corpo. Assim, o tema interage com outros campos do conhecimento, como anatomia, arquitetura, antropologia, história política e literatura.

Contatos:

Patrícia Michelle de Oliveira Freire – Mestranda

 pmofreire@hotmail.com

Vicente Paulo dos Santos Pinto- Orientador

vicente.pinto@ufjf.edu.br

Banca examinadora: 

Prof. Dr. Vicente Paulo dos Santos Pinto – (Orientador – UFJF)

Prof. Dr. Altair Sancho Pivoto –( UFJF)

Prof. Dr. Mauro Guimarães – (UFRRJ)

Outras informações: (32) 2102-6321 – Programa de Pós-graduação em Geografia