Marco Aurélio da Silva realiza sonho junto à editora da Moldávia (Imagem: Reprodução/Eliva Press)

Marcos Aurélio da Silva realiza sonho junto à editora da Moldávia (Imagem: Reprodução/Eliva Press)

As limitações não impediram que o aluno do último período do curso de Licenciatura em Química a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcos Aurélio Gomes da Silva, batalhasse pelo sonho de escrever seu primeiro livro publicado em inglês. The Importance of Otto Gottlieb for the Chemistry of Natural Products and Brazilian Biodiversity foi publicado em janeiro deste ano pela editora Eliva Press, situada na Moldávia.

No livro, o autor aborda historicamente as contribuições do químico tcheco, Otto Gotlieb, que se naturalizou brasileiro, com o objetivo de lidar com a química de produtos naturais e a biodiversidade brasileira. O estudo já havia sido publicado em formato de artigo digital por uma revista indiana.

Para Marcos Aurélio da Silva, a modalidade a distância é uma opção interessante para a graduação

“Faço um levantamento dos biomas brasileiros e a importância de sua conservação para a espécie. Reflito sobre a importância da química dos produtos naturais para a sociedade contemporânea a fim de trazer soluções para o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis”, explica o autor em texto no site da editora.

Aos 31 anos, Marcos Aurélio da Silva é cadeirante e um exemplo de superação. Ele recebeu o convite para publicar o livro após a editora se interessar pelo tema da obra. O aluno e escritor comenta estar sendo um grande diferencial fazer um curso a distância pela UFJF. “A questão de não ter o deslocamento diário e a flexibilidade no horário de estudo foram fatores determinantes para que eu escolhesse uma graduação a distância”, conclui.