O início do ano traz uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental e maior festividade do Brasil: o Carnaval. Para celebrar esta época e toda a riqueza cultural que dá forma ao evento, o Museu de Cultura Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora, instalado no Forum da Cultura, realizará a exposição “Ó Abre Alas”.

A mostra apresenta miniaturas de bonecos vestidos com réplicas de algumas das principais fantasias utilizadas nos carnavais de diversas épocas. O hábito dos trajes carnavalescos foi introduzido no Brasil entre os séculos XVI e XVII, através dos bailes de fantasias e máscaras inspirados na cultura italiana. Naquela época, os clubes italianos resgatavam o carnaval de Veneza juntando-se aos desfiles das grandes sociedades. Esses bailes se tornaram uma tradição e perduraram durante décadas, dando origem aos concursos de fantasias, nos quais o luxo imperava e despertava muita briga entre os concorrentes perdedores.

Os personagens da Commedia dell’Arte italiana serviram de inspiração para a criação de fantasias que se tornaram populares entre os foliões – que celebram através de marchinhas o romance do Pierrô apaixonado que perde a Colombina para o Arlequim – e terão destaque na mostra. Os três personagens, criados no século XVI para satirizar os costumes sociais da época, conquistaram o público e passaram a fazer parte das fantasias mais requisitadas para a festividade.

A Commedia dell’Arte está ligada à forma popular e improvisada de fazer teatro. A grande diferença deste tipo de arte – que permaneceu no auge até o século XVIII – para o teatro que estava sendo produzido na época é o seu caráter popular. Enquanto o teatro renascentista se apoiava nos ideais clássicos, a Commedia dell’Arte seguia um caminho oposto ao modelo erudito.

Além de popular, a vertente também era itinerante, de forma que sua companhia teatral se apresentava em várias cidades, atraindo um público bastante diversificado. Esta expressão artística também ficou conhecida como “Commedia All’Improviso” (Comédia do Improviso).

Desta vez, a exposição carnavalesca será inteiramente virtual. Assim, o público poderá acompanhar a mostra através das redes sociais do Forum da Cultura, às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 12h. Ao todo, serão 12 peças – entre elas, Pierrô, Arlequim, Cavaleiro Veneziano e Colombina – confeccionadas em diversos materiais, destacando-se variados tecidos e plumas que compõem as fantasias.

Todas as obras, originárias de Juiz de Fora (MG), fazem parte do acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF. A mostra terá início no dia 1º de fevereiro e segue até o dia 26 do mesmo mês.

Outras informações:

www.ufjf.edu.br/forumdacultura