Iniciando a programação 2021 dos Seminários Virtuais, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o evento “O caso Ford e os impactos sobre o trabalho e o desenvolvimento”. O encontro on-line acontece nesta sexta-feira, 29, às 17h30, pelo canal do programa no Youtube. Não é necessária inscrição prévia.

O seminário terá mediação do professor do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, João Dulci, e a participação do professor de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Ricardo Ramalho, e do professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculado ao Departamento Multidisciplinar de Volta Redonda, Raphael Lima. Os pesquisadores discutirão o panorama da indústria automobilística brasileira a partir do anúncio recente da Ford sobre o encerramento da fabricação de veículos no Brasil.

De acordo com o mediador João Dulci, o público-alvo é amplo. “Embora o evento seja organizado por um programa de pós-graduação, queremos atrair, com este primeiro encontro, estudantes de graduação das Ciências Humanas, trabalhadores do setor, pesquisadores do tema e todos aqueles que se interessem por assuntos como desenvolvimento, trabalho e indústria, para pensarmos juntos a atual situação de nosso país.” 

Para Dulci, o tema é de grande relevância, pois, podemos estar diante de um iminente processo de desindustrialização no país. “A notícia da saída da Ford expõe uma série de questões para debate: ausência de políticas industriais eficientes no país; queda do número de vendas de automóveis no Brasil; além da perda de poder aquisitivo de milhões de brasileiros; os impactos da pandemia no mundo produtivo, entre outros.”

O palestrante Raphael Lima reitera a importância do tema no cenário das Ciências Sociais. “Quando falamos de indústria automobilística, abordamos um setor que tem uma carga simbólica enorme, por vários fatores, seja a capacidade de gerar emprego, direto ou indireto, ou o fato de ser a indústria que representa 20% do PIB industrial. É um setor que sempre foi muito estudado. Temos uma enorme tradição de estudos da indústria automobilística na Sociologia do Trabalho e, ainda que esse peso na economia tenha diminuído, assim como sua capacidade de gerar emprego, ela continua a ser um objeto de enorme interesse e importância para os pesquisadores das Ciências Sociais no Brasil.”

No seminário, Lima apresentará o resultado de uma pesquisa de dois anos sobre o caso Ford, desenvolvida com João Dulci. “Minha apresentação terá três pontos relevantes. O primeiro é uma grande reflexão sobre uma política industrial, o Inovar Auto, que vigorou de 2012 a 2017, disposta a aumentar a presença da indústria no Brasil, e seus efeitos. O segundo eixo é pensar na Ford, contar um pouco como aconteceu o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo em 2019, os bastidores desse processo e da pesquisa de campo que realizamos lá. Já o terceiro eixo analisa a estratégia corporativa da empresa, tentando conjugar todas as hipóteses e entender por que a Ford tomou esse rumo.”