Atividade on-line encerra curso promovido em parceria com Nepa e Emater-MG

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agroecologia (Nepa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) finalizam, nesta segunda-feira. 25, o curso de Agroecologia Biodinâmica. O evento on-line aborda a certificação orgânica e os diálogos entre as redes de agroecologia existentes em Juiz de Fora e na região. A roda de conversa, que fecha às atividades do curso, é aberta ao público. As inscrições devem ser feitas neste link.

O evento de encerramento, destinado aos participantes do curso e à comunidade externa, busca sensibilizar, mobilizar e incentivar a compreensão e a importância do cultivo e da produção orgânica sustentável. Para compor a atividade, estão confirmados os representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcelo Laurino e Lygia Bortolini, além do membro do Nepa, Marcelo Sambiase, e agricultores e representantes de coletivos regionais.

Produção orgânica e sustentável

De acordo com o coordenador da Intecoop, Luiz Felipe Falcão, a realização do curso de Agroecologia Biodinâmica vem, ao longo dos últimos anos, fortalecendo e incentivando as práticas de uma produção orgânica e sustentável em Juiz de Fora e na região. Além disso, contribui para o despertar de um consumo consciente e que valoriza a cadeia de produção local.

“Os conteúdos oferecidos em cada um dos módulos proporcionam conhecimento potente. Toda vez que os grupos acompanhados pela Intecoop e os agricultores adotam novas práticas na produção de alimentos, acabam replicando e compartilhando saberes. Podemos observar um dos resultados na criação de um organismo de certificação participativa (Opac), por exemplo. Ele já está em fase avançada de implantação e, quando estiver em funcionamento, vai permitir que novos agricultores consigam a certificação dos seus produtos orgânicos em Juiz de Fora mesmo. Hoje, esse certificado é concedido por uma instituição do Rio de Janeiro”, observa Falcão.

Rede de divulgação da agroecologia

Edições anteriores do curso têm gerado frutos na região. O ex-aluno e produtor rural Ivan Soares, após se aposentar e decidir viver na zona rural, passou a buscar contato direto com as possibilidades oferecidas pela roça. “A princípio, me deparei com uma propriedade com um solo muito degradado, me levando a não seguir a vocação da região que é a criação de gado. Com isso, fui me interessando pela agroecologia e comecei a fazer alguns cursos, para aplicar os conhecimentos no sítio.”

A partir dos estudos, Soares formou uma rede com os vizinhos para a divulgação da agroecologia e, atualmente, está na fase de implantação de um projeto de agrofloresta, visando a recuperação do solo e a produção de alimentos. “O curso de Agroecologia Biodinâmica, além de ter criado um ambiente no grupo, nos deu conhecimento para enfrentarmos os desafios de implantação de nossos projetos agroecológicos.”

Curso de Agroecologia Biodinâmica

O curso de Agroecologia Biodinâmica, realizado desde 2016, estava previsto para acontecer em seis módulos mensais, mas foi interrompido pela pandemia provocada pela Covid-19. Atualmente, na terceira edição, já capacitou mais de 200 pessoas, entre grupos acompanhados pela Intecoop, agricultores, técnicos, consumidores e interessados no assunto.

Os encontros, organizados na perspectiva da extensão universitária, vêm contribuindo para a formação da Rede de Agroecologia local, fortalecendo o vínculo entre técnicos e agricultores e aproximando agricultores urbanos. O curso reúne todos aqueles que querem participar da cadeia produtiva agroecológica e visa mudar a perspectiva sobre a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, mostrando que é possível fazer essa transição em pequenas ou grandes escalas, utilizando diferentes técnicas. É também uma maneira de preparar os produtores da região para o desenvolvimento de uma organização certificadora dos produtos orgânicos.

Intecoop

Criada em 1998 como um programa de extensão da UFJF, a Intecoop foi uma das seis primeiras incubadoras tecnológicas de cooperativas populares contempladas pelo Programa Nacional de Incubadoras (Proninc) no país. Com mais de 20 anos de história, promove projetos ligados a artesanato, coleta e reciclagem de resíduos sólidos, produção, beneficiamento e comercialização de alimentos, agricultura familiar e prestação de serviços. Atualmente, acompanha oito grupos distribuídos entre as frentes de Agroecologia, Artesanato e Recicláveis e Movimentos Sociais, o que envolve mais de 250 trabalhadores.

E-mail: intecoopufjf@gmail.com

Facebook: Intecoop UFJF

Instagram: @intecoopufjf

Acompanhe a UFJF nas redes sociais