“Geografia e natureza: tradições e superações” é o tema escolhido para a aula inaugural promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ministrada pela geógrafa Dirce Suertegary, a aula acontece às 14h do dia 26, através do Google Meet, e não necessita de inscrição prévia. O evento é parte das comemorações dos 10 anos do programa.

A aula, que inicia o segundo semestre letivo do Programa de Pós-Graduação, é aberta para toda a comunidade do PPGEO, estudantes de graduação do curso de Geografia e demais interessados. A proposta é refletir, a partir da discussão sobre natureza, alguns elementos que ajudem a pensar os dilemas atuais da pandemia.

“O tema será abordado a partir da concepção de natureza construída no contexto da Modernidade, considerada em um duplo sentido. Na continuidade, aborda as interpretações  que conservam essa tradição e aquelas que, contemporaneamente, sobretudo após os anos 1970, buscam uma superação dessa concepção de natureza em separado da  sociedade, na busca da interpretação da produção do espaço geográfico na atualidade e a ressignificação da questão ambiental”, explica a professora convidada Dirce Suertegary.

A coordenadora do PPGEO e do do Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação (Nugea), Clarice Cassab Torres, explica que o evento tem como objetivo proceder uma discussão sobre o conceito de natureza de forma a contribuir para refletirmos sobre os atuais desafios socioambientais.

“Buscando uma abordagem que rompe a tradicional dicotomia homem x natureza, a aula tem potencial para contribuir na formação de discentes que tem a natureza como escopo epistemológico de seu campo disciplinar. Assim, alunos de Geografia, Biologia, Ecologia, da área de Saúde e outros terão a oportunidade de participarem de um profícuo debate que pensa a natureza em sua indissociabilidade com a sociedade, contribuindo na formação de profissionais que pensam essa relação de maneira integrada e, dessa forma, são capazes de tecer suas práticas de forma social e ambientalmente responsável”, pontua Clarice.

Para Dirce Suertegary, participar do evento é uma honra e um desafio. “É um momento ímpar e de grande responsabilidade científica e social. Ao ser chamada para ministrar uma aula inaugural, nosso compromisso é grande, frente a todos que terão acesso a essa fala. Tudo o que se deseja é honrar tal desafio. Parabenizo todos os envolvidos na organização da atividade. Neste momento esse recurso, ainda que remoto, permite uma aproximação e a possibilidade de expansão do conhecimento através do debate e do compartilhamento de ideias.”

Aula inaugural: https://meet.google.com/tjw-qhsu-xiu

Outras informações: Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO)ppg.geografia@ufjf.edu.br