Público externo pode participar em minicursos, lives e palestras

*Atualizada em 22 de janeiro de 2021, às 17h06

Estão abertas as inscrições para o III Congresso de Extensão da UFJF e para a V Mostra de Ações de Extensão, organizados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o tema “Extensão universitária e isolamento social: desafios e novas perspectivas”. Esta é a primeira vez que os eventos acontecem com programação simultânea nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. As atividades serão realizadas de forma remota entre os dias 25 e 29 de janeiro, com participação aberta ao público externo, além de reunir as equipes das ações de Extensão da UFJF, beneficiários, parceiros, colaboradores e comunidade acadêmica.

A programação contemplará uma série de atividades, incluindo três grandes palestras, todas ministradas por professoras pesquisadoras mulheres. São elas: a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz; a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Claudia Andréa Mayorga Borges; e a pneumologista e pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth  Dalcolmo. As apresentações acontecerão em forma de um diálogo desenvolvido entre mediadores, palestrantes e a comunidade, que participará por meio da interação via internet.

Para a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia de Souza Coimbra, as temáticas propostas pelos eventos, em conjunto com o conhecimento compartilhado por essas mulheres, podem contribuir de forma significativa para o fazer extensionista, no contexto da Covid-19. “A pandemia tem causado inúmeros prejuízos à vida das pessoas e às condições de existência da sociedade brasileira. Por esse motivo, vamos refletir em conjunto com três professoras pesquisadoras capazes de nos auxiliar a entender as condições de desenvolvimento, as características de enfrentamento desenvolvidas na pandemia e a função social da universidade. Nesse sentido, de que forma a extensão universitária pode desenvolver seus princípios e suas metodologias trabalhando de forma remota?”.

Palestras

A palestra de abertura ocorrerá no dia 25 de janeiro, após a mesa de abertura dos eventos. A preleção será ministrada pela profa. dra. Joana Angélica Guimarães da Luz, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Joana é a primeira mulher negra eleita reitora de uma universidade federal no Brasil, e vai abordar o tema “A universidade pública e a extensão universitária em contextos de crise”. A palestra será ao vivo na TVUFJF, às 19h, mediada pelo reitor da UFJF, Marcus David.

No dia 27 de janeiro, também às 19h, a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Claudia Andréa Mayorga Borges, tratará sobre “Princípios e metodologias: limites e possibilidades da extensão universitária na modalidade remota”, com mediação da pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

A palestra de encerramento contará com a presença da pneumologista e pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolmo, uma das principais referências no Brasil em relação à pandemia de Covid-19. Margareth Dalcolmo vai abordar o tema “O enfrentamento à pandemia de Covid-19 e a função social das universidades públicas”, no dia 28 de janeiro, no mesmo canal, às 19h, com mediação da vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva.

Ana Lívia destaca que “trazer essas três mulheres, com histórias de vida e trabalhos tão significativos, mostra para a comunidade universitária que a presença de mulheres tem contribuído para que a ciência seja produzida de forma competente, crítica e engajada, superando as condições sociais degradantes que temos assistido nos últimos tempos no nosso país”.

Além das palestras, a programação inclui rodas de conversa voltadas às equipes das ações de Extensão da UFJF, beneficiários, parceiros e colaboradores dessas ações, minicursos e lives, com participação aberta ao público externo. Ao todo, serão oito minicursos, com os temas: Como produzir conteúdo digital com acessibilidade; A voz como caminho; Diversidade e saúde LGBTQI; Cultura, acessibilidade e extensão; Comunicação, mobilização e comercialização em ambiente digital para grupos e movimentos populares; Café Radioativo – desvendando tons de cinza; Fact checking: jornalismo de qualidade como direito humano; e Introdução à dança circular. As aulas acontecerão nos períodos da manhã (das 8h às 12h) e à tarde (das 13h às 15h30), de acordo com a programação.

Confira a programação completa

Como participar

Para participar, basta preencher o formulário de inscrição referente à modalidade desejada, disponível no site dos eventos, na aba inscrições”. Eventos ao vivo, como lives e palestras também poderão ser assistidos sem inscrição prévia (nesse caso, sem a possibilidade de certificação). A data final de inscrição varia de acordo com a programação.

Certificados

Serão emitidos certificados de participação àqueles que se inscreverem antecipadamente nas palestras, lives e minicursos/oficinas. As ações de extensão inscritas nas modalidades de  rodas de conversa, envios de vídeo e relatos de experiência também serão certificadas, assim como os ministrantes de lives e minicursos/oficinas.

Cerimônia de premiação

Os programas e projetos de extensão inscritos na modalidade de submissão de vídeo participarão da cerimônia de premiação no dia 25/01, às 15h, na TVUFJF. A cerimônia é aberta ao público. Os 153 vídeos participantes podem ser assistidos pelo público por meio da playlist disponibilizada no canal da Proex no Youtube.

Site:  III Congresso de Extensão da UFJF e a V Mostra de Ações de Extensão

Instagram: @mostraecongressoproexufjf