Estão abertas as inscrições para o processo de seleção remota para a turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (Proac) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Podem se inscrever candidatos graduados em cursos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) ou com diploma de graduação estrangeiro validado no Brasil. 

Os interessados devem se inscrever através do formulário on-line até 28 de janeiro. Todos os documentos exigidos estão listados no edital e devem ser enviados remotamente, por meio de upload no próprio formulário.

São oferecidas até 22 vagas, divididas em três linhas de pesquisa, Projeto do Ambiente Construído, Técnicas do Ambiente Construído e Gestão do Ambiente Construído. Os detalhes de cada linha podem ser acessados no site do programa.

A coordenadora  do programa, Maria Teresa Gomes Barbosa, explica que o conceito de Ambiente Construído configura-se como uma rica área de conhecimento, pois considera a articulação das áreas de projeto, técnicas e gestão no seu processo de criação e consolidação. 

“O profissional e pesquisador formado possui uma capacitação que lhe permite a atuação além das fronteiras específicas das engenharias e da arquitetura, com a possibilidade acadêmica em pesquisa e a integração de conhecimentos. Do ponto de vista curricular, o curso tem estrutura dinâmica e abrangente, já que o domínio de estudos em prol do ambiente construído possibilita diversas abordagens. Sendo assim, o perfil dos ingressantes contribui para a diversificação dos temas pesquisados.”

Os candidatos com deficiência devem informar a condição ao programa através do e-mail mestrado.aconstruido@ufjf.edu.br, para que a acessibilidade seja providenciada durante o processo seletivo. 

A divulgação do deferimento das inscrições está prevista para o dia 8 de fevereiro, na página do programa. Caso haja a necessidade de interposição de recursos, eles deverão ser feitos entre os dias 9 e 10 do mesmo mês. 

Outras informações: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído