Evento gratuito garante certificado e acontece de forma remota (Imagem: Freepik)

Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio de Traumatismo Dentário do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). O evento acontece pela internet nos dias 30 e 31 deste mês, e tem o objetivo de atualizar os conhecimentos sobre o tema, a fim de proporcionar um tratamento adequado e eficaz a todos os pacientes. Os interessados têm até a próxima sexta-feira, 15, para se inscreverem. A atividade é gratuita e garante certificado de 10 horas.

As palestras serão conduzidas por profissionais de instituições brasileiras e internacionais reconhecidos pela atuação na área, como o colombiano Éder Sigua da Colômbia, especialista em harmonização facial; Fausto Frizzera, autor de livro sobre estética integrada em periodontia e implantodontia; e Lucas Cavaliere Pereira, chefe de um importante serviço de trauma paulista, o Hospital Fornecedores de Cana de Piracicaba. Terminam de compor o time de palestrantes os professores Andrezza Lauria, Graziella Bittencourt, Priscila Peyneau e Francisco Paula e Silva. Todos vão oferecer diferentes abordagens terapêuticas no contexto do trauma dentário para estudantes de graduação, profissionais da odontologia e educadores infantis.

Aliás, a presença de professores da educação infantil entre o público-alvo do simpósio chama a atenção. O docente do Departamento de Odontologia Valdir Andrade explica o motivo da inclusão desses profissionais no evento. “A estatística mostra que a faixa etária mais acometida [por traumas dentários] é de 4 a 11 anos. E as escolas são os lugares de maiores acometimento. Então eles [educadores] devem estar preparados para fazer a primeira abordagem até o tratamento definitivo (dentista/consultório/hospital), já que o tempo é fundamental. O ideal é que a intervenção ocorra em até 30 minutos, a partir daí a taxa de sucesso no tratamento cai”.

Além de docente do campus, Andrade é o coordenador do projeto de extensão responsável pelo evento, “Salve seu dente: ensinando os educadores a ensinar”, iniciativa que cuida justamente de orientar os profissionais das escolas de Governador Valadares sobre como prestar os primeiros socorros em casos de traumas dentários.

Apesar desta abordagem, o simpósio não é exclusivamente voltado aos traumatismos envolvendo crianças. Temas como reconstrução estética, autotransplante e reimplante dentário, traumatismo no esperto, fraturas ósseas e acompanhamento radiográfico também fazem parte da programação. “Os inscritos terão o conhecimento abrangente e atualizado sobre esse tema, sabendo conduzir uma vítima do local do trauma com os cuidados iniciais até o tratamento final”, garante Andrade.

Para inscrições e mais informações, clique aqui.