Série fotoperformática de Augusto Costa é uma das que compõem a mostra (Foto: Augusto Henrique Lopes da Costa)

Série fotoperformática de Augusto Costa é uma das que compõem a mostra (Foto: Augusto Henrique Lopes da Costa)

Artistas e estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão participando da programação virtual do Memorial Minas Gerais Vale. A Mostra Performátika é orquestrada pelo graduando do curso de Artes e Design e curador da mostra, Noah Mancini, e tem a participação de sete artistas. A apresentação conta com quatro vídeos e duas séries fotoperformáticas produzidas especialmente para a mostra. As fotos e os vídeos podem ser conferidos gratuitamente no site e no canal do Youtube do Memorial Minas Gerais Vale até o dia 17 de Janeiro.

Para Mancini, a pandemia do novo coronavírus impactou os artistas economicamente e criativamente e, por isso, foi necessário dar autonomia criativa para as produções.  “Conversávamos pontualmente sobre o processo de feitura, mas a minha intenção foi apenas dar vazão ao que eles estivessem querendo ou precisando criar no momento. Os resultados foram os mais variados, embora possuam uma inspiração autobiográfica, ora mais puxadas por um lado místico, ora indo para questões identitárias, são poéticas exercidas de maneiras bem distintas. Após curar os trabalhos, escrevi textos críticos sobre as obras apresentadas, como maneira de dialogar poeticamente com os artistas e com o público.”

Segundo Mancini, a graduação em Artes na UFJF possibilita acesso a textos, referências e debates de um campo mais formal e institucional do saber. “Ela possibilita encontros com outras pessoas de interesses similares ao meu. E ao mesmo tempo que a oportunidade de convívio social permite estreitar laços profissionais e afetivos, a formação pela grade curricular te coloca a par de algumas questões teórico-filosóficas. A partir dessas questões apresentadas, podemos aceitá-las, repensá-las e gerar questões que são nossas, assim como levá-las para fora da universidade, como é o caso de ações desenvolvidas no perímetro geográfico da cidade ou até na internet como essa exposição.”

Além do curador fazem parte da mostra, os artistas graduados em Artes e Design pela UFJF, Augusto Henrique Lopes da Costa, Guilherme Borges, Jessica Perobelli e Paula Duarte; os artistas visuais e performers, Davi Faria e Taba Tônica e a artista multimídia e graduada em História da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Walla Capelobo.

Confira as obras abaixo

Séries fotoperformáticas

Augusto Henrique Lopes da Costa
Minas que desaparece dia após dia, 2020

Paula Duarte
Não branca o suficiente, 2020

Vídeo

Davi Faria e Taba Tônica
La Potion, 2020

Jéssica Rachel Perobelli
VIVA!, 2020

Guilherme Borges
“vc sabe q eu tentei consertar todas as coisas”

Walla Capelobo
“Para lembrar dos tempos sem cerca: mandioca e inhame”