Cinco programas de pós-graduação (PPG) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram contemplados pelo Programa de Alianças para a Educação da Organização dos Estados Americanos (OEA). Estudantes de 34 países membros da OEA, exceto o Brasil, podem pleitear bolsa de estudo nas instituições brasileiras contempladas. 

Na UFJF foram selecionados na modalidade mestrado os programas de pós-graduação em Psicologia, Geografia, Educação e o Mestrado Profissional em Educação Matemática. Já na modalidade doutorado, o Programa de Pós-graduação em Serviço Social foi contemplado. As inscrições vão até dia 22 de janeiro nos sites do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e da OEA.

O edital é resultado da cooperação entre o GCUB e a OEA, com o apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DELP/MRE) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).  O objetivo do programa é contribuir para a integração e o fortalecimento da região das Américas por meio da concessão de bolsas de estudo de cursos completos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), oferecido pelas universidades brasileiras associadas ao GCUB.

Segundo o pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Luis Paulo Barra, a presença dos bolsistas é uma oportunidade para toda a comunidade acadêmica se diversificar, trocar experiências e tomar contato mais próximo com realidades educacionais de outros países, identificando possibilidades e despertando interesse para futuras colaborações internacionais. “Diversos programas, em um esquema de rodízio, já receberam bolsistas e as experiências de sucesso dos estudantes que participam são inúmeras. Desde 2014, já recebemos mais de 40 alunos de mestrado e doutorado e neste ano estaremos recebendo mais cinco bolsistas de mestrado e um de doutorado”, afirma. 

O projeto visa formar líderes capazes de atuar em diferentes setores, como universidades e instituições de pesquisa, agências governamentais, setor privado e outros. Na décima edição, 40 universidades brasileiras oferecem mais de 350 bolsas de estudos para cursos de mestrado e de doutorado.

A lista completa das instituições brasileiras que concedem bolsa no programa pode ser conferida aqui.

Outras informações: gcub.bolsasbrasil@gmail.com