Sete cerimônias serão realizadas on-line em decorrência da pandemia de Covid-19

*Atualização feita às 9h13

Cerca de mil estudantes de 61 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participam das cerimônias de colação de grau a serem realizadas nos dias 11, 12 e 13 de janeiro. As celebrações unificadas, realizadas virtualmente, serão transmitidas ao vivo no canal da UFJF no Youtube em decorrência da pandemia de Covid-19.

Para os estudantes do campus-sede, as colações de grau acontecem nos dias 11 e 12 de janeiro, nos horários de 16h, 18h e 20h. Já no campus avançado de Governador Valadares, a solenidade será realizada na quarta-feira, 13, em apenas uma cerimônia, às 18h. Alguns cursos ainda não indicaram seus juramentistas e têm até esta quarta-feira, 6, para fazê-lo. Os oradores foram definidos por sorteio.

O coordenador da Central de Atendimento (CAT), Mauro Eduardo Leopoldino, observa que o concluinte deve conferir se seu nome está inserido na lista de formandos, considerando que os constantes foram indicados pela Coordenadoria de Registros e Assuntos Acadêmicos (Cdara). “Conforme a Cdara for repassando novos nomes, nós iremos incluindo. A maioria já recebeu o nosso e-mail com as informações necessárias. Quem tiver recebido o comunicado e quiser consultar, basta entrar no site da Central, digitar os 11 números do CPF e obter as informações necessárias, como as orientações para a cerimônia e o link para a sala no Zoom”.

Recomendações

Segundo a orientação da equipe de Cerimonial, o estudante deve acessar a plataforma Zoom, uma hora antes do início da solenidade. As equipes de Cerimonial e da CAT farão testes de áudio e de vídeo com os formandos. Recomenda-se a instalação do aplicativo. Em seguida, os alunos e alunas devem aguardar on-line até o início da cerimônia.

Destaca-se que ao acessar a sala virtual, é essencial que seja utilizado o nome completo, assim como está registrado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O link para a participação do evento não deve ser compartilhado com pessoas que não estejam concluindo. Caso haja alguma dúvida, o aluno pode consultar o tutorial explicativo para a utilização da ferramenta.

A entrada do concluinte na sala virtual somente será autorizada em momento oportuno. Caso o aluno tente ingressar antes que a cerimônia anterior seja finalizada, é preciso aguardar a liberação de sua participação. É recomendado utilizar uma conexão de banda larga para que se evite lentidão e travamentos, preferencialmente, não usar o aplicativo por meio de celulares ou tablets.

Após o início do evento, o aluno deve manter a câmera ligada, o microfone desligado e aguardar o seu nome ser chamado pelo cerimonialista, pois este será o momento de registro da solenidade por parte dos formandos. “A cerimônia está prevista para durar uma hora, incluindo-se todos os atos elencados no roteiro. Não há traje obrigatório. Sugerimos somente que esteja de acordo com a celebração, considerando que a mesma será transmitida on-line no Canal da UFJF. Além disso, familiares e amigos poderão assistir ao evento, a partir do link de transmissão ao vivo”, reitera o membro da equipe de Cerimonial, Bruno Ribeiro.

Termo de colação de grau e declaração de conclusão

A assinatura do Termo de Colação de Grau e a Declaração de Conclusão de Curso estarão disponíveis no Siga. Para obter o termo, o primeiro passo é acessar o Siga 3, clicar na aba “Acadêmico”, depois em “Aluno” e em seguida “Assinar Termo de Colação de grau”. É fundamental que o estudante confira os dados e digite a senha para que possa assinar o documento eletronicamente. Diante desse ato, será emitido um documento de comprovação da Colação de Grau e um código para confirmar a autenticidade do termo.

Já o documento de Declaração de Conclusão estará disponível cerca de 30 minutos após o término da colação de grau. Neste caso, recomenda-se que o estudante imprima e guarde uma cópia da documentação no computador ou em outro dispositivo para que garanta o comprovante em mãos. Durante as solenidades, um representante da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) ficará on-line e será responsável em responder dúvidas dos estudantes.

Diplomas

Os diplomas serão entregues a partir de 12 de janeiro. Para os formandos do campus de Juiz de Fora, o agendamento deve ser realizado por meio de uma ferramenta disponibilizada no site da Central de Atendimento (CAT). Caso o requerente seja o próprio estudante, é necessário apresentar apenas o documento de identidade com foto. Já a retirada do diploma por terceiros só poderá ser feita diante da apresentação de procuração simples, com firma reconhecida, e com as cópias dos documentos de identidade do estudante e do responsável.

Já para os formandos do Campus Avançado de Governador Valadares, os diplomas estarão disponíveis a partir do dia 13 de janeiro, das 9h às 17h, sem a necessidade de agendamento prévio, na Central de Atendimento, localizada na Sede Administrativa (Rua São Paulo 745).

Confira datas e horários

Outras informações: cerimonial@ufjf.edu.br
(32) 2102-3911 – Whatsapp Central de Atendimento (CAT)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais