O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) conta com uma nova diretora a partir desta quarta-feira, 30. A professora do Departamento de Direito, Nathane Fernandes da Silva assume o cargo temporariamente no lugar de Dênis Alves Perdigão, que com a mudança volta a dedicar-se exclusivamente à docência no Departamento de Administração.

A professora Nathane Fernandes assume o cargo até a realização de novas eleições para a direção do ICSA. (Foto: Arquivo/UFJF-GV)

Silva ingressou no campus em agosto de 2014 e desde abril de 2019 chefia o Departamento de Direito. Apesar dos desafios da função, a nova diretora está otimista. “Certamente serão inúmeros desafios, ainda que seja uma gestão pro tempore. Penso que gerir o instituto, com 4 cursos, ainda no curso da pandemia e do ensino remoto já é um desafio enorme, sem estar presencialmente com os outros servidores, TAEs e docentes. Mas, como gosto muito de gestão, tenho boas expectativas de que conseguiremos encerrar bem este capítulo, sinto que o trabalho em equipe resolve muitas questões. Buscarei preparar o instituto para um retorno presencial, assim que possível”, explica Silva, que permanece no cargo até a realização de novas eleições para a direção do ICSA.

Já Perdigão entrou na UFJF-GV no final de março de 2014 e desde junho de 2016 estava à frente do instituto. “Tive o privilégio de ser não apenas o primeiro diretor do ICSA, mas, junto ao professor Henrique Almeida de Queiroz, vice-diretor, o primeiro diretor diretamente eleito pela comunidade acadêmica de Governador Valadares no campus. A experiência foi muito desafiadora mas, também, muito gratificante. Com o apoio de todos os docentes, discentes e TAEs construímos e consolidamos o recém criado Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, nos desvinculando efetivamente das unidades acadêmicas de origem sediadas em Juiz de Fora”, explica a docente.

Dênis Perdigão deixa o cargo depois de mais de quatro anos à frente do instituto. (Foto: Arquivo/UFJF-GV)

Ao longo desses mais de quatro anos na direção, Perdigão participou de conquistas como o reconhecimento dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito e assistiu ao sucesso de vários egressos do ICSA no mercado de trabalho. “Entre as mais importantes realizações estão o reconhecimento de cursos pelo MEC com notas e conceitos de excelência e os excelentes resultados de nossos alunos no Enade e em processos avaliativos para a obtenção de registros profissionais, como os promovidos pela Ordem dos Advogados do Brasil e Conselho Federal de Contabilidade, evidenciando a qualidade de nossas condições de ensino e aprendizagem”, comemora o ex-diretor.

Também foi durante a gestão de Perdigão que a universidade adquiriu um imóvel próprio em Governador Valadares, que segundo ele, “abrigará o ICSA após o término das reformas necessárias e permitirá ofertar cursos noturnos de graduação e pós-graduação, atendendo a uma importante demanda social da região”.