Colação de grau on-line foi marcada pela emoção (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Colação de grau on-line foi marcada pela emoção (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) graduou, nesta terça-feira, 22, 62 novos profissionais. A cerimônia de colação de grau de 61 formandos do curso de Medicina e um da Psicologia – todos do campus-sede – ocorreu remotamente, devido aos cuidados com a prevenção à disseminação do novo coronavírus, e foi transmitida, ao vivo, pelo canal da TV UFJF, no YouTube. 

Apesar do distanciamento físico, não faltou emoção durante a cerimônia. O orador das turmas, médico André Guimarães Soares, fez um discurso emocionado. “O contexto atual do mundo já provou que a distância geográfica não é mais suficiente para afastar as pessoas. Uma meta, um sonho, o curso que estamos concluindo hoje, foi a projeção de futuro para todos que estão aqui, em algum momento da sua vida. Como porta-voz de todos, agradeço à UFJF e a todos os professores por permitirem a concretização deste sonho.” 

A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, que presidiu a sessão solene, defendeu o papel do ensino público no desenvolvimento da sociedade brasileira e agradeceu a confiança de pais e estudantes. “Isso é o reflexo de uma instituição que tem preocupação com a formação de qualidade. Lutamos, a cada dia, para ampliar as vagas na universidade pública; isso nos deixa em uma condição de muito conforto com relação ao nosso papel. Parabenizo a cada um de vocês pelas suas trajetórias e agradeço por não terem desistido da universidade pública.”

A cerimônia de colação de grau contou, ainda com a presença do pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim; do diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Robert Daibert Junior; do diretor em exercício da Faculdade de Medicina, Tadeu Coutinho; do vice-coordenador do curso de Psicologia, Fernando de Paiva Santana e da vice-coordenadora do curso de Medicina, Cacilda Andrade de Sá.

Cerimônia de colação de grau completa