“Firmando o Pé no Território – Temática Indígena nas Escolas” é o título do livro que será lançado na próxima segunda-feira, 21, reunindo diversas publicações sobre a temática indígena, produzidas a partir do curso de especialização “Cultura e História dos Povos Indígenas”, ofertado entre 2014 e 2015, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O lançamento do livro, que será publicado virtualmente, acontece pelo canal do Youtube da Editora Pachamama e, simultaneamente, na página do Facebook, às 19h.
A programação é aberta ao público e não é necessária inscrição. De acordo com uma das organizadoras do livro, Angelise Nadal Pimenta, o lançamento contará com apresentação da obra ao público, assim como o processo que a construiu.
Angelise afirma que o livro reflete os princípios do curso de especialização “Cultura e História dos Povos Indígenas” e teve como objetivo dar mais visibilidade e mais qualidade na abordagem da temática indígena por professores da rede pública e privada do país, atrelada à Lei nº 11.645, de 2008, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática da história e cultura afro-brasileira e indígena.
De acordo com Angelise, o conteúdo do livro perpassa a estratégia pedagógica do curso, assim como as pesquisas realizadas no âmbito do estado de Minas Gerais atreladas à questão indígena. “Os dois últimos capítulos englobam textos que foram trabalhados pelos alunos através de trabalhos de conclusão do curso, que contam um pouco como eles estão iniciando algumas práticas dentro de suas escolas”.
O livro será publicado pela editora Pachamama, que tem como premissa apresentar a cultura dos povos indígenas e fazer com que essas histórias tenham espaço nas escolas. De acordo com a idealizadora, indígena do povo Puri da Mantiqueira, Aline Rochedo, as publicações visam “não dar voz, pois elas já tem, mas dar espaço para que essas vozes abafadas ecoem”. Aline ressalta que a editora, formada por mulheres indígenas, sofre com a dominação colonizadora e patriarcal, “mas temos grandes alegrias, como quando vemos um filho como [o livro] “Firmando o Pé no Território” ser parido nessa nossa floresta de livros”, intera.
O livro estará disponível para venda no site da Pachamama Editora e uma versão será disponibilizada em formato de e-book gratuito, provavelmente, no segundo trimestre de 2021.
Curso de Especialização em História e Cultura Indígena
O curso, realizado através do Centro de Educação a Distância (Caed) da UFJF, entre 2014 e 2015, contou com professores e tutores selecionados por editais, além de importantes parcerias, como a de uma das maiores lideranças indígenas do país, o professor Honoris Causa pela UFJF, Ailton Krenak.
Krenak, que também foi um dos autores da proposta do curso, afirma que a especialização era algo ansiado pelos professores. “Os professores se dirigiam a várias instituições e diziam ‘como eu vou ensinar uma disciplina que eu não estudei ou uma matéria que eu não aprendi quando eu frequentei a escola há 10, 15 anos atrás?’ Eram os professores que tinham que fechar a semana do índio com uma atividade de visita a um parque, ou unidade de conservação, pois eles não se sentiam capazes de dissertar sobre o tema história e cultura indígena”.
Ele ressalta a importância de se ter profissionais instruídos para que os alunos não tenham uma visão distorcida da comunidade indígena. “Os professores honestos, que nunca tiveram uma formação nessa área, tinham vergonha de enganar as crianças, mandando elas pintarem o rosto, ou botar uma coroinha de papel na cabeça. A história do povo indígena no brasil é invisibilizada em toda obra, toda literatura. O fato de existir uma lei que institui a obrigatoriedade nisso é positivo, os professores aplaudem isso. Os professores que passaram pela formação na UFJF saíram com muito mais segurança para tratar essa temática em sala de aula”, afirma Ailton Krenak.
O coordenador do curso, professor com especialização em Botânica na UFJF, Daniel Pimenta, afirma que um dos problemas da sociedade brasileira é não valorizar a história nacional. “A nossa história é voltada para o europeu, desde a colonização, essa invasão que teve aqui nessas terras. Já os indígenas possuem uma outra relação com a natureza, e quando tentamos impor o modo de consumo capitalista nas aldeias, nós corremos o risco de perder essa maneira de viver, num mundo que está cada vez mais levando seus recursos naturais ao esgotamento”.
Para Pimenta o curso de especialização em Cultura e História Indígena foi fundamental para que se começasse uma educação nas escolas com respeito à diversidade de pensamento, uma maneira distinta de “enxergar as outras vidas neste planeta, diminuindo a forma de consumo e aumentando o respeito pela natureza de um modo geral”. Ele complementa que o curso é uma das muitas ações que necessitam ser tomadas para que essa integração de fato ocorra.
“Esse livro ajuda outros cursos e outras iniciativas, assim como a gente teve acesso a outros trabalhos de outras universidades. É um intercâmbio, acumulando informações obtidas dessa empolgação de se conhecer mais a fundo o tema, de encontrar muito conhecimento que estava encoberto acerca de muitas etnias”, finaliza Pimenta.