Na ordem: professor Vítor Fonseca Figueiredo, professora Alesandra Maia Lima Alves, mestrando Eliomar Côrtes da Cunha, professora Miriam Raquel Piazzi Machado e professora Priscila Musquim Alcântara de Oliveira (foto: arquivo pessoal)

As dificuldades e os desafios em gerir o tempo e o espaço em escolas situadas em prédios compartilhados motivaram o professor Eliomar Côrtes da Cunha a desenvolver sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Universidade Federal de Juiz de Fora.   A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino estadual e em outra municipal, da cidade de Aimorés.

A escolha do tema aconteceu pelo fato de Cunha trabalhar desde 2004 como gestor de uma das escolas envolvidas na pesquisa. “Sendo assim, a vivência de vários conflitos ao longo deste tempo levou-me a interessar por desenvolver este assunto na busca de ações que viessem a minimizar os conflitos oriundos da coabitação.”

No estudo, o docente aplicou 50 questionários – 25 para servidores da escola estadual e 25 para os da escola municipal. Além disso, também foram realizadas três entrevistas em cada instituição, destinadas ao diretor e aos coordenadores pedagógicos da escola municipal e ao Secretário e dois Especialistas de Educação Básica (supervisores) da Escola Estadual.

Para o professor, as questões do espaço escolar, dos conflitos e da gestão são os principais fatores que provocam os maiores problemas e desafios para os gestores em um regime de coabitação. Ele ressalta, ainda, que existem muitos conflitos nas instituições coabitadas devido à pouca prática do diálogo entre os gestores e a equipe escolar. “Nesse cenário, faz-se necessário uma gestão compartilhada e democrática, por meio de ações conjuntas entre as escolas para que a convivência seja harmônica e, assim, possibilitar que os problemas gerados pela coabitação sejam superados ou amenizados.”

Para a professora orientadora, Alesandra Maia Lima Alves, a dissertação é importante pelo fato de muitas escolas vivenciarem essa situação. “Destacamos ainda, que há poucos estudos na comunidade acadêmica sobre a Coabitação entre escolas, o que torna o estudo ainda mais relevante, pois pensar sobre a resolução de conflitos e sobre uma gestão democrática e compartilhada é pensar na qualidade da Educação.” Ainda segundo ela, a pesquisa indica que o funcionamento de escolas em coabitação é algo difícil, pois “envolve disputas por espaço e gera constantes conflitos, especialmente entre os profissionais da educação.” 

Banca Examinadora:
 Prof. Dra. Alesandra Maia Lima Alves – (Orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Vìtor Fonseca Figueiredo – (Co-orientador- ASA)
Prof. Dra. Miriam Raquel Piazzi Machado – (UFJF)
Prof. Dra. Priscila Musquim Alcântara de Oliveira – (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro)

Outras informações: (32) 4009-9319 – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública