Eventos já estão com inscrições abertas e acontecem entre 25 e 29 de janeiro (Imagem: Pixabay)

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará o III Congresso de Extensão da UFJF e a V Mostra de Ações de Extensão entre os dias 25 e 29 de janeiro. Os eventos, com inscrições abertas, acontecerão em conjunto entre os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, de maneira virtual,  visando a reunir as equipes das ações de Extensão da UFJF, os beneficiários e parceiros dessas ações, e a comunidade acadêmica. Além disso, pretende-se alcançar o público externo com interesse nas temáticas abordadas.

Oferecer serviços à cidade; aproximar a comunidade acadêmica do público externo; conectar a Universidade às demandas da população. Essas são algumas das possibilidades desenvolvidas por meio da Extensão, eixo institucional que tem a missão de viabilizar a construção de um conhecimento decorrente do diálogo.  Para a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ana Lívia de Souza Coimbra, “é uma via de mão dupla, uma construção coletiva entre as equipes de projetos e os beneficiários dos programas desenvolvidos, fazendo com que sejam, ao mesmo tempo, protagonistas e sujeitos dessa troca”.

O tema será “Extensão Universitária e Isolamento Social: desafios e novas perspectivas”. Segundo a coordenadora geral dos eventos, Aline Nery, a proposta para esta edição é de que, além de serem espaços para discussão das políticas públicas de extensão, sejam também espaços para encontros, trocas e partilhas de saberes. “Os eventos vêm com esses objetivos. Neste ano, em específico, em função do contexto de pandemia, penso que eles vêm também como um abraço, um ‘estamos juntos’. Não no mesmo barco,  obviamente – e a pandemia tem deixado isso muito claro ao lançar luz sobre a nossa estrutura social extremamente desigual-, mas juntos no sentido de olharmos para tudo isso e pensarmos, de forma conjunta, em possibilidades.”

De acordo com o Regulamento, a programação dos eventos contará com palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, submissão de vídeos, minicursos/oficinas, transmissões ao vivo (Lives) e envio de relatos de experiência. As datas para cada atividade podem ser conferidas no cronograma:

 

Os eventos

Essa é a primeira vez que os eventos acontecem on-line. Outra novidade é a junção entre os campi que participarão da programação e das apresentações em conjunto. “Geralmente, nas quatro edições anteriores, esses eventos eram feitos de formas separadas: uma semana em Juiz de Fora e na outra em Governador Valadares. A riqueza trazida por esse momento é a possibilidade de participação simultânea e conjunta de todas as equipes dos dois campi, possibilitando uma troca ainda maior e mais rica”, afirma Ana Lívia.

A pró-reitora de Extensão destaca, porém, que fazer um evento totalmente virtual é um desafio. “As marcas da extensão universitária são presencialidade, troca e diálogo. E nós sabemos que o meio virtual não é de acesso a todos os segmentos que participam dos projetos de extensão na condição de beneficiários. Então, por conta disso, nós temos a percepção que um evento totalmente on-line é atípico e utilizado nesse contexto de pandemia, que também é atípico.”

“A riqueza trazida por esse momento é a possibilidade de participação simultânea e conjunta de todas as equipes dos dois campi” Ana Lívia Coimbra, pró-reitora (Foto: UFJF)

Enquanto o Congresso de Extensão propõe um espaço de discussão acerca das questões direcionadoras da Extensão Universitária no país, a Mostra de Ações de Extensão objetiva proporcionar espaços destinados à troca de saberes, à integração e à produção coletiva de conhecimentos, a partir da divulgação das práticas e das ações de extensão desenvolvidas pelos Programas e Projetos de Extensão da UFJF.

Segundo o regulamento, nesta edição da Mostra de Ações de Extensão, será obrigatória a participação das equipes extensionistas que tiveram ações vigentes no ano de 2019 e não apresentaram na IV edição do evento, e facultativa às ações de extensão iniciadas em 2020. Coordenadores podem inscrever os Programas/Projetos de Extensão para apresentação em formato de vídeo e/ou rodas de conversa virtual. Há também a possibilidade de submissão de um “Relato de Experiência” da ação, que fará parte de uma publicação acadêmica da extensão na UFJF. Outra forma de participação é por meio das demais atividades, abertas ao público em geral.

Outras informações

A organização divulgará, em janeiro, a programação completa e as orientações acerca das inscrições por meio do Site, Facebook e Instagram dos eventos.