(Foto: Alexandre Dornelas)

A Diretoria de Imagem Institucional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou, nesta quarta-feira, 16, as reuniões de orientação quanto às cerimônias de Colação de Grau com os representantes dos cerca de mil alunos da UFJF que irão se formar nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2021. Os encontros foram realizados de maneira remota – assim como serão feitas as sete cerimônias – em decorrência da pandemia de Covid-19.

Os estudantes do campus de Juiz de Fora colam grau nos dias 11 e 12. No dia 13, será a vez dos formandos de Governador Valadares. As cerimônias unificadas serão transmitidas, ao vivo, no canal da UFJF no YouTube.

Todos os cursos precisam informar ao Cerimonial o nome de seu juramentista até o dia 5 de janeiro. Já o orador de cada uma das sete cerimônias foi definido por sorteio durante as reuniões.

Devido à natureza da solenidade, não há limite de convidados. Porém os links para acesso ao evento serão diferentes para concluintes e visitantes. Assim, os formandos receberão dois links: um para eles próprios (que dará acesso à plataforma Zoom) e outro para seus familiares e amigos (para a live da TV UFJF, que fará a transmissão). É recomendado que os formandos acessem a plataforma Zoom com uma hora de antecedência do início da Colação de Grau, para que sejam feitos testes de áudio e vídeo.

Segundo o Cerimonial da UFJF, é essencial que os formandos fiquem atentos aos canais de comunicação da instituição e que mantenham atualizado o cadastro no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Além disso, é essencial buscar uma boa conexão de internet.

Devido à pandemia, pela primeira vez a Universidade não irá entregar os diplomas aos concluintes dos cursos na data da Colação. Os documentos devem ser entregues na Central de Atendimento, com horário agendado, para evitar aglomerações. É possível a retirada por terceiros, mediante apresentação de procuração datada e assinada.

Confira as datas e horários das colações de grau remotas da UFJF