O projeto de extensão Rota Cultural: Saberes e Interdisciplinaridade, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), promove na próxima quinta-feira, 17, a atividade “Momento de Conversa: Cultura e História do Vale do Rio Doce”.

A ação será realizada remotamente e contará com a participação da professora e artista visual, Edileila Portes; e do líder indígena, Douglas Krenak.

Mediada por estudantes da UFJF-GV, a atividade buscará a participação ativa e dialógica, que valorize a interlocução centralmente voltada para os jovens da comunidade local.

O evento é gratuito e aberto ao público externo, com transmissão pelo Youtube, a partir das 19h desta quinta-feira, 17.

Confira a programação do “Momento de Conversa: Cultura e História do Vale do Rio Doce”;

Momento 1: Apresentação dos palestrantes. 3 min.

Momento 2: Início da exposição do tema: cultura e história do Vale Rio Doce – influência do povo KRENAK na formação do território e cenário socioeconômico de Valadares e região. (Edileila Portes e Douglas Krenak). 20 min.

Momento 3: Produção cultural em Valadares e região – vivências do povo Krenak: desafios x alternativas. 20min (Edileila e Douglas Krenak).

Momento 4: Cultura indígena KRENAK – influências tecnológicas, acesso à universidade, formas de sobrevivência. (Douglas) 20 min.

Momento 6: Perguntas aos convidados por meio do chat. 15 min.

Momento 7: Encerramento. Considerações finais. Sugestões dos participantes para os próximos temas.