Estão abertas até esta quarta, 16, as inscrições para o Edital Piloto 06/2020 do Programa de Apoio a Projetos Interprofissionais e Interdisciplinares Voltados à População em Situação de Rua em Juiz de Fora e Governador Valadares. O programa é uma realização inédita da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e oferece 20 bolsas de extensão para estudantes dos dois campi.

O programa foi criado no intuito de desenvolver ações de extensão específicas para a população em situação de rua. “Após a equipe da Proex analisar as áreas temáticas da Extensão, os programas e os projetos desenvolvidos pelos coordenadores, identificamos uma lacuna de ações direcionadas a esse segmento populacional, tanto em Juiz de Fora quanto em Governador Valadares, que vem crescendo expressivamente nos municípios onde a Universidade tem campus. Diagnósticos realizados em ambas as cidades confirmam esse quadro”, explica a pró-reitora de Extensão, Ana Livia Coimbra.

Podem submeter propostas os docentes efetivos ou substitutos, técnicos-administrativos em educação com nível superior e professores convidados, desde que atendam às demais condições do edital.

A proposta a ser submetida deve ter caráter interprofissional e interdisciplinar, envolvendo pelo menos docentes de duas unidades acadêmicas e de três diferentes departamentos da UFJF. A proposição única deve contribuir para o acesso da população em situação de rua a direitos sociais, como saúde, educação, moradia, alimentação, emprego e renda.

“Havia outra lacuna quanto à realização de projetos que, dentro de uma mesma proposta, apresentassem interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Para avaliarmos como estimular ações que contemplem tanto a população em situação de rua quanto os princípios interdisciplinares e interprofissionais, estamos lançando esse edital piloto”, esclarece Ana Livia.

Dois projetos serão contemplados no edital piloto: um em Juiz de Fora, com 12 bolsas, e um em Governador Valadares, com oito bolsas. A classificação irá considerar os quesitos estabelecidos no edital.

“É uma primeira experiência, que vai ser acompanhada pelo setor de Monitoramento e Avaliação de Projetos da Proex, para percebermos os resultados que as iniciativas trarão. Para 2022, planejamos lançar um novo edital, de forma que mais professores e técnicos-administrativos em educação possam realizar ações extensionistas que tragam, de fato, contribuições de melhoria da condição de vida da população nos territórios onde a UFJF se insere”, projeta a pró-reitora.

O resultado final está previsto para o dia 2 de fevereiro de 2021. As bolsas poderão sem implementadas a partir de 3 de fevereiro de 2021. Os projetos aprovados terão vigência máxima de 12 meses, encerrando-se em 28 de fevereiro de 2022.

Mais informações: Pró-reitoria de Extensão