Candidatos que tiveram matrícula indeferida podem recorrer da decisão (Foto: Elisa Chediak/UFJF)

Tutoriais serão transmitidos pelo canal da TV UFJF, no YouTube (Foto: Elisa Chediak/UFJF)

Os calouros aprovados para o segundo semestre de 2020 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terão uma experiência inédita. Pela primeira vez, o período letivo – que se inicia nesta segunda-feira, dia 14 – será, desde o princípio, cumprido por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para auxiliar esses estudantes, a Diretoria de Avaliação Institucional da UFJF irá promover, nos dias 15 e 16 (terça e quarta-feira, respectivamente), dois tutoriais, referentes à plataforma Google Sala de Aula – utilizada na execução do ERE na Universidade.

Os tutoriais serão exibidos ao vivo e transmitidos pelo canal da TV UFJF, no YouTube*. No dia 15, a transmissão começa às 18h; no dia seguinte, o tutorial entra no ar às 16h (todos no horário de Brasília). “As iniciativas serão dirigidas aos estudantes calouros, para apresentação das funcionalidades básicas do Google Sala de Aula. Embora se trate de um ambiente de uso bastante intuitivo, espera-se, dessa forma, acolher os novos alunos”, informa a diretora de Avaliação Institucional da Universidade, Michèle Farage.

Não é preciso fazer inscrição prévia.

Página destinada ao ERE

Todos os estudantes e professores que participam do Ensino Remoto Emergencial também podem contar com uma página especial, dedicada a oferecer suporte e tirar as dúvidas referentes a todos os aspectos do ERE.

No site podem ser consultadas informações como calendário acadêmico, regulamentação, ações de suporte e apoio à capacitação no Moodle e no Google Sala de Aula. Os estudantes também contam com um canal de atendimento, aberto desde o dia 21 de setembro. O contato é  feito através do e-mail suporte.ere@ufjf.edu.br e funciona de segunda a sexta, de 8h às 20h.

Suporte ao Moodle

Devido à pandemia da Covid-19, o Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF colocou à disposição da comunidade acadêmica uma série de produtos e ações que buscam viabilizar e qualificar a retomada das atividades de ensino da Universidade por meio do Ensino Remoto Emergencial.

Tendo por foco a formação de professores, foram desenvolvidos diversos tutoriais, em texto e em vídeo, apresentando de maneira clara e didática diversos modos de acesso, configuração e utilização de recursos da plataforma Moodle.

De maneira complementar, foi disponibilizada, contendo tutoriais e textos, uma área para ambientação e orientação aos estudantes sobre o uso da plataforma e formas de organização necessárias para a aprendizagem por meio de tecnologias. Todos os tutoriais podem ser conferidos na página do ERE

Suporte ao Google Sala de Aula

O site também conta com informações e tutoriais a respeito do Google Sala de Aula – uma plataforma de fácil utilização e que funciona perfeitamente integrada com outras  ferramentas do Google e também é utilizada na aplicação do Ensino Remoto Emergencial.

Para iniciantes nessa plataforma, existe um vasto material para treinamento disponível na internet. Ainda que se trate de uma ferramenta de uso bastante simples e intuitivo, cabe à UFJF oferecer, além de referências para guias e tutoriais com noções básicas de utilização, outros recursos para capacitação e suporte. 

O objetivo é garantir a  tranquilidade e segurança necessárias para que professores e alunos se concentrem no que é mais importante em uma sala de aula – o processo de ensino e aprendizagem.

Acesse o site do Ensino Remoto Emergencial.

*Atualizado em 14 de dezembro de 2020, às 14h35